Usuários reclamam do excesso de anúncios no Google Messages da índia

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares 18/05/2022 17h19, atualizada em 18/05/2022 17h42
20200929044457-1715x1080
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Alguns usuários da Índia estão reclamando de excesso de anúncios no Google Messages, um aplicativo próprio para mensagens em celulares Android. Os usuários afirmam que diversos anúncios são enviados por dias, mesmo quando eles ativam o recurso de proteção contra spam.  

Aparentemente, os anúncios mais insistentes se tratam de empresas de empréstimos pessoais, jogos de azar e até mesmo seguro de vida. O portal 9to5Google aponta que as companhias estão abusando de um recurso RCS (Rich Communication Services) projetado para permitir que empresas entrem em contato com seus clientes com mídia interativa.  

Em uma postagem no Twitter, um usuário exemplificou a quantidade de anúncios que recebeu em menos de 7 horas de uso do aplicativo de mensagens da gigante da tecnologia.  

O dono do tweet, Ishan Agarwal, afirmou ao portal The Verge que o problema tem piorado ao longo de 2022. O usuário relata que recebe uma média de dois a cinco anúncios por dia. 

Apesar de o bloqueio e denúncias de anúncios diminuir a frequência das mensagens indesejadas. Por ora, a melhor maneira de conter o problema definitivamente é desabilitar o suporte do Google Messages para RCS.

Leia também!

Google Mensagens ganha várias novidades como reação com emojis de iPhones

Além das várias novidades da atualização do Android, o Google também resolveu mexer no seu app de SMS, o Google Mensagens, ou Google Messages. Várias delas são focadas em facilitar as conversas com usuários de iPhones, como as reações de mensagens com emojis.

O recurso já vinha sido testado em uma versão beta, mas agora será liberado para todos os usuários. Segundo o release, a reação de mensagens de usuários iPhone com emojis será implementada primeiro em inglês, e depois em outras línguas. Testamos aqui, mas essa novidade ainda não está disponível.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.