Nesta sexta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro e o empresário Elon Musk se encontraram no Hotel Fasano Boa Vista, no município paulista de Porto Feliz, para uma reunião sobre a Amazônia.

Com o tema “Conectividade e Proteção da Amazônia”, a reunião contou com a presença de ministros, entre eles, Fábio Faria, das Comunicações, e do vice-presidente Hamilton Mourão, além de empresários convidados: André Esteves (BTG Pactual), Alberto Leite (FS), Ricardo Faria (Granja Faria), Zeco Auriemo (Grupo JHSF), Flávio Rocha (Riachuelo), Carlos Sanchez (EMS), Rubens Ometto (Cosan), Rubens Menin (MRV e banco Inter), Carlos Fonseca (Galápagos), Rodrigo Abreu (Oi), José Félix (Claro), Pietro Labriola (TIM), Alberto Griselli (TIM Brasil) e Luciano Hang (Havan).

Após Musk responder a perguntas da plateia, Bolsonaro discursou. “O mais importante da presença dele é algo que é imaterial. Hoje em dia poderíamos chamá-lo de mito da liberdade. É aquilo que nos fará falta para qualquer coisa que, porventura, possamos pensar para o futuro”, disse o presidente, destacando que a recente aquisição do Twitter pelo empresário foi um “sopro de esperança”. “O mundo todo passa por pessoas que querem roubar a liberdade de nós, e a liberdade é a semente para o futuro”.

– Conversamos há pouco com Elon Musk, que visita o Brasil a convite do Ministro Fábio Faria. Entre outros assuntos, tratamos de conectividade, investimentos, inovação e o uso da tecnologia como reforço na proteção de nossa Amazônia e na realização do potencial econômico brasileiro.

Publicado por Jair Messias Bolsonaro em Sexta-feira, 20 de maio de 2022

“Amazônia é vítima de mentiras”, diz Bolsonaro

Bolsonaro também chegou a declarar que a Amazônia é vítima de mentiras. “Contamos com Elon Musk para que a Amazônia seja conhecida por todos no Brasil e no mundo, como ela é preservada por nós e quanto malefício causam aqueles que difundem mentiras sobre a região”.

publicidade

É importante salientar que o governo Bolsonaro é acusado de contribuir para o aumento do desmatamento na região. Segundo o Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas), o governo federal respondeu a menos de 3% dos alertas desde o início da gestão, em 2019.

Segundo Musk revelou no Twitter, a estrutura da Starlink será usada para monitoramento da floresta amazônica e para fornecer serviço de internet banda larga para 19 mil escolas localizadas em áreas rurais da região.

A informação foi confirmada pelo Ministério das Comunicações, que disse que será usada “tecnologia avançada para a preservação da floresta amazônica, com monitoramento de desmatamentos e incêndios ilegais”.

De acordo com o mapa de cobertura da Starlink, o Norte do Brasil ainda faz parte das regiões com acesso aos sinais dos satélites. No entanto, como a SpaceX está sempre atualizando a frota, com constantes lançamentos de satélites para a megaconstelação do serviço de internet banda larga, isso pode mudar em breve.

Por meio do programa “Norte Conectado”, o governo federal quer expandir a infraestrutura de comunicações no local, por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluvial (que é uma das contrapartidas do leilão do 5G realizado no Brasil).

Como a implementação dos cabos de fibra óptica deve ser feita gradativamente, o papel da Starlink seria de acelerar a conexão na região amazônica.

Depois do encontro com Elon Musk, Bolsonaro publicou uma foto no Twitter ao lado do empresário, e falou sobre os assuntos tratados na reunião.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!