O mais recente manual de serviços da Tesla pode ser adquirido gratuitamente no site oficial da montadora, e o documento traz informações importantes sobre as baterias dos carros. Ainda que elas apresentem uma configuração estrutural (ou seja, são parte da estrutura do veículo), elas são removíveis e podem ser trocadas.

Quando a Tesla apresentou sua nova célula de bateria 4680 em seu Battery Day em 2020, a ideia de uma bateria estrutural também foi levantada. Inspirada pela inovação aeroespacial de construir asas de avião como tanques de combustível (em vez de construir os tanques de combustível dentro das asas), a montadora de carros elétricos decidiu construir uma bateria que atua como estrutura da carroceria – ligando as partes dianteira e traseira do esqueleto.

As vantagens desse tipo de aplicação são encontradas em termos de peso e simplicidade de fabricação. A Tesla anunciou originalmente que o novo design reduz a massa total do veículo em 10% e aumenta o alcance em 14%. Por outro lado, surgiram algumas questões sobre o que acontece se você precisar de uma substituição da bateria – tendo em vista que ela faz parte do corpo do carro.

314 passos para remover e trocar as baterias

Com o acesso agora gratuito ao manual de serviço da Tesla, podemos ver que o pacote de baterias estruturais é removível e substituível. Só que essas tarefas são realmente muito complexas. Mais precisamente, é necessário um total de 143 etapas (detalhe: apenas para realizar a remoção e deixar um enorme “buraco” no carro).

publicidade
Imagem de carro Tesla sem o pacote de baterias estruturais
Um carro Tesla visto de baixo, sem o pacote de baterias estruturais – Imagem: Reprodução/Electrek

É exatamente o mesmo que remover uma grande parte do veículo como um todo antes de realmente começar a trabalhar no pacote. Com essa remoção, o carro parece bastante estranho, pois é como se “todo o piso” tivesse desaparecido.

A partir de então, são outras 171 etapas para colocar uma nova bateria no local. O total é de 314 etapas para substituir uma bateria estrutural de um carro da Tesla.

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!