A picape elétrica GMC Hummer 2022 está chegando, primeiramente em seu modelo Edition 1, sendo um dos veículos mais aguardados (e pesados) de agora. Dona de um perfil potente – como seu sprint de 0 a 96 km/h em cerca de três segundos – uma bateria pesada para sustentar sua competência não era algo de se estranhar.

Quando falamos pesada, estamos falando de quase um terço do peso total da caminhonete de cerca de 4,110 kg – e com preço a partir de US$ 110.295 (algo acima dos R$ 567 mil, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas). Documentos apresentados pela General Motors à Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) trazem que só a bateria Ultium da caminhonete é mais pesada que um Hyundai HB20,.

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Bem mais pesada, aliás. Com 1.325 kg, o peso do componente elétrico da Hummer EV supera em 336 kg os 989 kg do compacto da montadora sul-coreana (em seus modelos Sense, Vision e Evolution). Para reforçar o quanto é expressivo o peso da bateria da picape da GM, ela sozinha é quase tão pesada quanto carros como um sedan Toyota Corolla 2.0 Flex 2023 (1.375 kg) e supera um Hyundai Elantra 2.0 de 2018 inteiro em 65 kg.

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Quando comparamos com veículos leves que temos no Brasil, ilustramos ainda mais o que significa esse peso da bateria da Hummer EV. Por exemplo, 1.325 kg é bem mais que os 967 kg dos Fiat Mobi Like e Treeking, que os 955 kg do Fiat Uno e que os 907 kg do Fiat Mobi Easy. Se compararmos com o peso entre 758 kg e 806 kg do Renault Kwid, então…

Bateria com quase o dobro da capacidade útil das rivais

Com 212,7 kWh, a bateria da GMC Hummer EV oferece quase o dobro da capacidade útil das rivais Ford F-150 Lightning (131 kWh) e Rivian R1T (129 kWh). A GM afirmou no lançamento que a caminhonete viajaria 530 km com uma única carga também.

Aqui, algo não muito expressivo para uma capacidade tão alta, mas tendo em vista o peso do veículo (e da própria bateria), é compreensível. Aliás, a GMC Hummer EV é 1.134 kg mais pesada que a F-150 Lightning da Ford.

É interessante também observar a questão de eficiência, onde temos 47 MPGe (milhas por galão equivalente) EPA combinados para a bateria da picape elétrica da GM. Isso significa 33% menos do que a classificação de 70 MPGe da Rivian R1T. Para termos uma ideia, o Mustang Mach-E obtém 93 MPGe combinados de acordo com os registros da agência norte-americana.

Enquanto isso, um Tesla Model X Plaid fica entre 91 e 98 MPGe, dependendo do tamanho da roda. Já o Chevy Bolt EV gerencia 120 MPGe combinados, ao mesmo tempo em que o Tesla Model S Long Range alcançou esta mesma classificação.

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