Antes de tudo, feliz Dia do Nerd para você, que está aqui porque é um clássico nerd ou porque nem sabia que a data existia, acertei? Pois bem, nesta quarta-feira (25) é comemorado o Dia do Orgulho Nerd, diversos eventos e lançamentos são realizados no dia e semana do tema, no entanto, o que tem a ver o dia 25 de maio com o público nerd? 

Também chamado de Dia do Orgulho Geek, a data tem o objetivo de comemorar a cultura geek, defendendo também o direito de ser um nerd, além de promover assuntos relacionados ao tema, como games e tecnologia. Há, no entanto, dois motivos principais para a oficialização da data: 

publicidade
Qual a ordem certa para assistir os filmes de 'Star Wars'?. Imagem: jeffersonvietanhday.medium/Reprodução
Dia do Orgulho Nerd: por que a data é comemorada em 25 de maio? Imagem: jeffersonvietanhday.medium/Reprodução

O primeiro é o lançamento de “Star Wars: Uma Nova Esperança”, que ocorreu em maio de 1977 – alguns apontam para a estreia no próprio dia 25. O filme foi o primeiro da trilogia original e ocupou, na época, a maior bilheteria de todos os tempos nos EUA. Desde que foi criada, a franquia Star Wars é um dos mais importantes pilares – e assunto – na cultura geek. O segundo motivo, mais antigo e também a base mais forte para o dia, foi a morte do autor Douglas Adams, que escreveu O Guia do Mochileiro das Galáxias, outro sucesso entre os nerds. 

Leia mais!

Nos livros, Adams fala da importância de um mochileiro sempre carregar uma toalha, algo que se tornou um ícone e, posteriormente, um emblema. O escritor morreu em 11 de maio de 2001 após um ataque cardíaco e, semanas após seu falecimento, ainda no mês de maio, fãs batizaram o dia 25 como o Dia da Toalha, uma forma de homenagear o importante autor e sua obra. O famoso Dia da Toalha é, na verdade, a base para o Dia do Nerd. 

Ser um nerd entrou na moda há pouco tempo, da mesma forma a data com a premissa mais atual de Orgulho Nerd também é novidade. Ela foi oficializada apenas em 2007, após um grupo se basear nos dois motivos mencionados acima para mostrar que não havia problema em gostar MUITO de HQ’s, filmes de heróis, mangás e videogames. O boom da cultura, segundo outras análises, também pode ter sido reforçado com a chegada de “The Big Bang Theory” (2007), a famosa série de humor que apresenta um grupo de amigos nerds vivendo situações do dia-a-dia, além de abordar o crescimento profissional, pessoal e até o bullying – não tão mencionado na época.

Sitcom teve 12 temporadas, totalizando 279 episódios. Crédito: Warner Bros./Divulgação

Em suma, ter o Dia da Toalha comemorado em 25 de maio e a estreia de Star War no mesmo período foi suficiente para a fusão da data. Contudo, vale ressaltar que não há uma data exata para a criação do Dia do Nerd, já que ele veio se popularizando junto com um combo de outras coisas relacionadas ao tema – como o crescimento do mercado de tecnologia, o avanço dos jogos e consoles, etc. 

É legal mencionar que, coincidentemente ou não, em maio também é comemorado o Dia de Star Wars – e pasme, não é devido aos lançamentos dos filmes. Mas sobre essa data preparamos outro texto para você, clique aqui para conferir.

De qualquer forma, não importa como ou o motivo pelo qual você comemora o dia 25 de maio, o conselho aqui é: seja você! E, novamente, um Feliz Dia do Nerd, Feliz Dia do Nerd, Feliz Dia do Nerd – três vezes em homenagem ao TOC do amado nerd Sheldon Cooper (“Big Bang Theory”). 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!