A Volvo, que já gosta de expor como seus carros são feitos de materiais reciclados e sustentáveis, dará um passo a mais: deve se tornar a primeira na indústria automobilística a adotar aço produzido sem emissão de gases-estufa.

Nem só de combustível se faz uma crise climática. Aço é um problema para o ambiente: é responsável por 7 por cento das emissões. O processo de produção do aço mais tradicional é por um alto-forno movido a carvão mineral – parte do qual entra na estrutura do próprio aço. 70% do aço produzido no mundo utiliza carvão mineral, cuja queima é mais suja, emitindo mais CO 2 , que a mesma energia vinda de derivados do petróleo.

publicidade

A iniciativa não é apenas da Volvo, mas de outras empresas europeias, como a estatal sueca Vattenfall, a espanhola Iberdrola e a alemã Siemens Gamesa. Seu nome é SteelZero. O executivo Kersin Enochsson, da Volvo, assim se pronunciou sobre a iniciativa:

“Estamos felizes em nos juntar à iniciativa SteelZero e apoiar suas ambições para transformar a indústria do aço. Ao sinalizar nossa demanda por aço de baixou zero carbono produzindo responsavelmente, pretendemos ajudar a incentivar o desenvolvimento de um suprimento maior em nosso setor.”

Elétricos também emitem carbono, e não só pelo aço

Aço é uma das formas como mesmo carros elétricos, como os que a Volvo está produzindo, ainda geram uma quantidade grande emissões. Num carro a combustão interna, 10% de suas emissões já foram parar na atmosfera antes mesmo de parar na concessionária. Um carro elétrico é muito mais complicado de fabricar e causa mais ou menos o dobro dessas emissões.

publicidade

A Volvo não está vendendo mais carros a combustão interna no Brasil, num movimento que será universal até 2030. E prometeu ser totalmente neutra em carbono até 2040. A diferença entre as duas coisas é justamente por conta do processo de fabricação.

A decisão da Volvo pode ser uma boa notícia para o Brasil. Além da matriz elétrica ser bem mais limpa que a média do mundo, o aço produzido aqui usa carvão vegetal mais que mineral. O carvão vegetal vem de reflorestamento, que absorveu o mesmo CO2 do ar. É um processo neutro.

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!