As vendas no varejo físico saltaram 27,8% em fevereiro de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo um levantamento feito pela Mastercard, reforçando que o consumidor está voltando a comprar nas lojas físicas no pós-pandemia.

Ainda assim, especialistas apontam que os clientes ficaram mais exigentes após o longo período de isolamento. Logo, oferecer uma boa experiência de compra se tornou um fator-chave para fidelizar clientes, o que envolve até mesmo a oferta de novos meios de pagamento. 

É o que explica Anderson Locatelli, CEO da fintech Sled, que opera conectando o varejo físico com diferentes soluções financeiras.

“Dentro de um mercado tão competitivo, os lojistas que saem na frente em busca de estratégias para diferenciar os seus negócios têm mais facilidade de atração e retenção de clientes”, explicou. “O consumidor de hoje é mais exigente e leva em conta muito mais do que o preço na sua decisão de compra”, acrescentou o executivo.

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Formas de pagamentos podem influenciar na decisão de compra do consumidor
Consumidores ficaram mais exigentes no pós-pandemia. Imagem: Ivan Kruk/iStock

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Troco digital

Uma das soluções oferecidas pela companhia é o Sled Troco, que credita o troco das compras em formato digital direto no CPF do consumidor, podendo ser armazenado em carteiras digitais ou utilizado mais tarde para fazer novas compras.

Segundo a empresa, mais de 300 lojas disponibilizam o meio de pagamento. “É uma alternativa segura e rentável para aquele troco que fica parado na carteira. (…) o lojista que oferece essa conveniência para o consumidor se diferencia da concorrência, além de usufruir das vantagens que a solução traz em relação a custos operacionais”, concluiu Locatelli.

A fintech afirma que já realizou quase 3 milhões de transações e cerca de 350 mil brasileiros já optaram por receber o troco digital.

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