Rumores vinham circulando na internet sobre um poderoso sensor de câmera chamado “Sony IMX800”, que supostamente era enorme e seria lançado com vários smartphones flagships. O que pode ter acontecido é um erro de identidade, com o verdadeiro sensor contando com especificações um pouco mais modestas do que os vazamentos indicavam, mas ainda satisfatórias.

Para começar, o Sony IMX800 já foi anunciado para as câmeras dos celulares da série Honor 70. A resolução de 54 MP, ou mais especificamente, de 8.768 x 6.144 pixels, é realmente incomum. O sensor conta com suporte para binning de 4 para 1 pixel, então a maioria dos celulares com o sensor devem ter um padrão de resolução de 13,5 MP ou 12 MP.

O formato óptico de 1/1,49 polegadas do Sony IMX800 não é tão grande quanto indicavam os rumores. Ainda assim, esse é um tamanho considerável para sensores de câmera, mesmo entre celulares top de linha. O Honor Magic4 Pro, o Galaxy S22 e S22+, e o Oppo Find X5 Pro, por exemplo, contam com sensor de câmera de 1/1,56 polegadas.

Basicamente, todos esses sensores apresentam o mesmo tamanho, com pixels de 1,0µm indo até 2,0µm com modo binning. Com o binning, o hardware do sensor pode tratar dados de luz captada por um grupo de pixels como se fossem um único “super pixel”, o que sacrifica a resolução final, mas aumenta muito a sensibilidade à luz.

publicidade

Leia mais:

Vamos poder conferir o alcance do sensor Sony IMX800 quando os celulares da linha Honor 70 chegarem a mais mercados. Mas a tecnologia provavelmente estará presente nos principais celulares cujo principal foco é nas câmeras a partir de agora.

Via GSM Arena

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!