Em abril, após o retorno à Terra dos três taikonautas da missão Shenzhou-13, a China anunciou que a missão Shenzhou-14 seria lançada em junho, sem especificar data. No último domingo (29), o foguete Long March-2F e a cápsula que será ocupada pelos tripulantes foram levados para a área de lançamento, dando indícios de que o voo estaria próximo de acontecer.

E agora, parte do mistério chega ao fim. De acordo com a Administração Espacial Tripulada da China (CMSA), o lançamento será por volta das 10h40 da manhã de domingo (5), pelo horário de Pequim, ainda 23h40 de sábado (4), pelo horário de Brasília – no mesmo dia, aliás, do lançamento da quinta missão tripulada da Blue Origin, que levará o brasileiro Victor Hespanha ao espaço.

No entanto, uma incógnita permanece: os nomes dos tripulantes que irão passar os próximos seis meses a bordo da estação espacial Tiangong ainda não foram revelados. Eles vão trabalhar, principalmente, na preparação do laboratório orbital para a adição de dois novos módulos.

Leia mais:

publicidade

O módulo central da estação – chamado Tianhe ou Palácio Celestial – foi lançado em abril de 2021, e, de acordo com o planejamento, a conclusão da construção deve se dar ainda este ano. O módulo Wentian será lançado em julho, seguido do módulo Mengtian, em outubro. Com a inclusão desses novos módulos, a estação espacial chinesa alcançará o formato projetado em T. 

Quando estiver pronta, a estação terá vida útil de 10 anos, que poderá ser estendida por mais cinco anos com upgrades futuros.

Perto do fim da missão da tripulação de Shenzhou-14, mais três taikonautas serão lançados a bordo da missão Shenzhou-15 para outra estadia de seis meses. As duas equipes vão se sobrepor por três a cinco dias, marcando a primeira vez que a estação terá seis pessoas a bordo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!