Em abril, após o retorno à Terra dos três taikonautas da missão Shenzhou-13, a China anunciou que a missão Shenzhou-14 será lançada em junho. Neste domingo (29), o foguete Long March-2F e a cápsula que será ocupada pelos tripulantes foram levados para a área de lançamento.

Foguete Long March-2F, com a cápsula Shenzhou-14 no topo, é conduzido à plataforma de lançamento. Imagem: Wang Jiangbo/Xinhua

De acordo com a Administração Espacial Tripulada da China (CMSA), as instalações estão em boas condições, assim como os equipamentos, e diversas verificações de função pré-lançamento e testes conjuntos poderão ser realizados conforme o planejado.

publicidade

Segundo Hao Chun, diretor do Escritório de Engenharia Espacial Tripulada da China, a tripulação, cujos membros ainda não foram divulgados, vai passar cerca de seis meses trabalhando na estação espacial Tiangong, principalmente na preparação para a adição de dois novos módulos.

O módulo central da estação – chamado Tianhe ou Palácio Celestial – foi lançado em abril de 2021, e, de acordo com o planejamento, a conclusão da construção deve se dar ainda este ano. Chun anunciou que o módulo Wentian será lançado em julho, seguido do módulo Mengtian, em outubro.

publicidade

Leia mais:

Serão necessárias 11 missões para concluir a construção da estação, incluindo quatro tripuladas e quatro de carga, além dos lançamentos dos módulos. Quando estiver pronta, a estação, batizada de Tiangong, terá vida útil de 10 anos, que poderá ser estendida a até 15 anos com upgrades futuros.

publicidade

Perto do fim da missão da tripulação de Shenzhou-14, mais três taikonautas serão lançados a bordo da missão Shenzhou-15 para outra estadia de seis meses. Segundo revelado na entrevista coletiva, as duas equipes vão se sobrepor por três a cinco dias, marcando a primeira vez que a estação terá seis pessoas a bordo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!