Os três astronautas chineses (ou taikonautas) da missão Shenzhou-13 voltaram à Terra hoje, após passarem 183 dias no módulo Tianhe da estação espacial chinesa Tiangong, batendo o recorde do país em órbita.

Os taikonautas Zhai Zhigang, Ye Guangfu e Wang Yaping estavam desde outubro no módulo Tianhe, algo inédito no programa espacial da China. Eles foram os responsáveis pela acoplagem da nave de carga Tianzhou-2 em janeiro usando controles manuais.

Taikonauta Wang Yaping da missão Shenzhou-13 no Deserto de Gobi após voltar da missão de seis meses em órbita
Taikonauta Wang Yaping da missão Shenzhou-13 no Deserto de Gobi após voltar da missão de seis meses em órbita / Foto: CCTV

Além disso, essa foi a primeira vez que uma taikonauta mulher ficou a bordo da Tianhe. Também vale citar que ela mandou uma mensagem do espaço no Dia Internacional da Mulher para suas compatriotas. Como se não bastasse, Wang Yaping também foi a primeira astronauta do país a fazer uma primeira caminhada espacial feminina.

Os três taikonautas completaram a 5a missão das 11 necessárias para o término da estação espacial da China até o final do ano, mas essa foi apenas a segunda missão tripulada (a primeira foi a Shenzhou-12, completada em setembro de 2021). Assim, já foram cumpridas duas das quatro missões tripuladas planejadas para completar a construção da módulos à estação espacial Tiangong.

publicidade

Após a volta da missão Shenzhou-13 à Terra, a China se prepara para as suas duas próximas missões na construção da sua estação espacial, a nave de carga Tianzhou-4, e a terceira missão tripulada, a Shenzhou-14.

Leia também:

Via Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!