A SpaceX conduziu o primeiro teste criogênico na nave orbital Starship (SN24)após esta ser retirada da torre para reparos. Segundo o CEO Elon Musk, a ocasião foi um sucesso e prontamente celebrada pelo bilionário em seu perfil oficial no Twitter.

Segundo as informações divulgadas, o teste, conduzido na última quinta-feira (2), começou ao meio dia, quando a força policial local começou a fechar as rodovias nas proximidades da “OLS” (sigla em inglês para “Sítio de Lançamento Orbital”). Mais ou menos na mesma hora, a SpaceX ordenou que todos os funcionários liberassem a área de testes, efetivamente liberando o protótipo SN24 da Starship para a avaliação.

Leia também

Antes de tudo isso, no dia 27 de maio, o protótipo havia sofrido danos internos após um teste pneumático. Apesar do teste em si ter sido bem sucedido e confirmado a resistência de toda a parte interna da nave, engenheiros passaram o período seguinte trocando pedaços de encanamento e fiação.

publicidade

Perto das 15h, a empresa começou a encher os tanques da nave com um composto misto de oxigênio e nitrogênio líquidos. Uma hora depois, os tanques foram deixados em descanso, e parte dos componentes começou a virar gás, efetivamente aumentando a pressão interna e fazendo com que pedaços de gelo na carcaça da nave começassem a desprender.

Em torno de 20h45, a área ao redor da base já estava liberada novamente para os funcionários. Segundo o time de engenharia, apesar de um aparente vazamento na escotilha de acesso do oxigênio líquido (algo bastante comum, a SpaceX ressaltou), a Starship SN24 não apresentou nenhuma anormalidade durante a condução do teste.

Nas próximas semanas, a expectativa é que a SpaceX mova a nave para uma outra base, onde testes de ignição e estresse serão conduzidos em seis motores Raptor 2.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!