Nesta quinta-feira (26), Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, apareceu em um vídeo do canal Everyday Astronaut, no YouTube, exercendo uma função totalmente diferente: a de guia turístico. Explica-se: o bilionário fez um tour pela Starbase, a plataforma de lançamento da Starship e seu foguete propulsor Super Heavy.

Com 30 minutos de duração, o vídeo mostra Musk subindo a torre “Mechazilla”, uma construção metálica dotada de braços mecânicos semi-autônomos que foi projetada para ajudar durante o lançamento e o pouso do gigantesco conjunto que configura o maior foguete do mundo.

Depois de uma longa e desajeitada subida de elevador, o empresário finalmente chegou ao topo da torre de 143 metros (o equivalente a um edifício de 24 andares).

“Uau, isso é tão épico”, expressou Musk. “A nave parece pequena daqui”, disse ele, ao ver um protótipo da Starship à distância enquanto filmava a vista incrível com seu smartphone. “Devemos pegar como uma asa delta e pular ou algo assim. Seria legal”, brincou.

publicidade
Visão geral da torre de lançamento, com os braços robóticos que serão usados para capturar o foguete no retorno à Terra. Imagem: Elon Musk, via Twitter

Ele aproveitou para explicar como tudo funciona, falar um pouco sobre as especificações técnicas do veículo e da torre e comentar sobre a importância de tornar os humanos multiplanetários. 

Segundo Musk, o futuro da humanidade é incerto, e temos que estar preparados para buscar abrigo em outros planetas se quisermos dar continuidade à vida. “A chave para tornar a vida multiplanetária está nos foguetes reutilizáveis”, disse o empresário, reverenciando uma das especialidades da SpaceX.

Leia mais:

Apesar da extraordinária complexidade envolvida na captura de uma nave espacial de 120 metros que pesa várias centenas de toneladas com “garras robóticas”, a equipe está otimista, embora um empreendimento enorme como esse seja suscetível a falhas.

“Ainda não encontramos uma razão para que não funcione”, disse o diretor de engenharia de lançamento da Starship da SpaceX, Joe Petrezelka. “O sucesso é um dos resultados possíveis”, acrescentou Musk. “A probabilidade é incerta, mas está acima de zero.”

Presidente da SpaceX faz previsão otimista para lançamento da Starship

Segundo a diretora operacional e presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, a empresa estima que a primeira tentativa de lançamento orbital da Starship ocorra em junho ou julho. 

No entanto, antes disso, é necessária a autorização da Administração Federal de Aviação (FAA), que está conduzindo uma “avaliação ambiental programática” (PEA) da Starbase. Somente depois da conclusão dessa avaliação é que o órgão poderá emitir a licença de lançamento do maior e mais poderoso foguete já construído.

Soma-se a isso os inúmeros testes que a SpaceX vem conduzindo nos protótipos da Starship e do Super Heavy, que acabam apontando um ajuste ou outro a ser feito.

Diante desse cenário, é muito provável que a meta de lançamento estabelecida por Shotwell seja quase inalcançável.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!