Soluções de entrega voltadas para drones autônomos tornaram-se a coqueluche no mercado da mobilidade urbana. Neste fim de semana, a empresa americana Elroy Air anunciou mais um recém-chegado ao jogo, o Chaparral C1, descrito como “o primeiro VTOL autônomo de entrega ponta a ponta para o sistema de carga aérea”. No cardápio de clientes, a startup diz já estar em contato com nomes como Lockheed Martin, a Força Aérea Americana e até a Nasa.

O Chaparral foi exibido pela primeira vez em uma versão de pré-produção em janeiro. As especificações do VTOL não foram divulgadas, mas David Merrill, chefe executivo da Elroy Air, descreve o veículo como uma espécie de “caminhonete do céu”.

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Feito em compósito de carbono, o Chaparral C1 foi projetado como um cargueiro em miniatura, com uma fuselagem principal e asas distribuídas nos lados. Por dentro, o hardware de propulsão inclui um trem de força elétrico-híbrido, que traz baterias e um gerador elétrico movido a turbina a gás. Juntos, eles alimentam 12 motores, seis em cada asa; oito, aqueles com as lâminas em rotação horizontal, fornecem sustentação, enquanto quatro, os que giram verticalmente, servem para movimentar o drone.

Segundo a Elroy Air, o projeto foi escolhido com cautela: um número tão grande de motores deve não apenas garantir o desempenho do Chaparral, mas também a segurança do VTOL — se um deles falhar, os outros têm como manter o veículo no ar. A máquina também não possui compartimento de carga interna: em vez disso, a startup usa um sistema para prender o drone a cápsulas de carga modulares feitas sob medida.

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VTOL autônomo Chaparral C1
Elroy Air/Divulgação

Startup afirma ter já 500 VTOLs Chaparral para encomenda

Um dos fatos interessantes no Chaparral é que o VTOL não precisa de infraestrutura especial: apenas uma pequena pista de pouso onde ele possa apanhar e depositar as cápsulas. Na verdade, a máquina pode pousar, deixar sua cápsula, pegar outra e decolar em apenas alguns minutos, sem a intervenção de um operador humano. Além disso, consegue transportar até 230 kg de carga por uma distância de 483 km.

De acordo com a Elroy Air, o Chaparral pode ser adequado para uma miríade de tarefas de entrega, desde mercadorias a operações de assistência médica e para fins humanitários. A startup afirma que a Força Aérea Americana já apoia o projeto financeiramente e trabalha com uma previsão de 500 unidades para encomenda — entre os clientes, estão parceiros de American Airlines, United Airlines e DHL, totalizando US$ 1 bilhão (cerca de R$ 4,7 bilhões).

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A Elroy Air ainda não informou quando a aeronave estará pronta para produção, mas se ela for bem-sucedida, deve mudar para sempre como as entregas são feitas.

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