O conglomerado italiano Leonardo, segundo maior grupo industrial da Itália, perdendo apenas para a Fiat, anunciou que vai fornecer as quatro primeiras aeronaves tiltrotor para transporte civil do mundo a um operador europeu ainda não informado. No acordo assinado, os veículos AW609 deverão realizar uma série de missões de transporte de passageiros em operações ponto a ponto por todo o planeta.

Duas configurações dedicadas diferentes estão sendo desenvolvidas para o tiltrotor civil. Uma voltada para transporte VIP/corporativo e outra para passageiros/utilitários.

publicidade

Leia também:

É um turboélice? É um helicóptero?

Aeronave civil tiltrotor da Leonardo
Imagem: Divulgação/Leonardo

Um titlrotor (“inclina-rotor” literalmente) é um tipo de avião VTOL, que tem decolagem e pouso vertical. O conjunto inteiro de motor gira na ponta das asas: aponta para cima na decolagem, gira para frente no ar, transformando a propulsão vertical para horizontal, e, com a velocidade, a sustentação passa das hélices para as asas, como um avião normal. Para pousar, é exatamente o mesmo processo invertido. O transporte militar americano V-22 Osprey, que entrou para as forças oficialmente em 2007, foi o primeiro tiltrotor de sucesso.

publicidade

Uma aeronave como o AW609 oferece benefícios de turboélices: alcance, altitude, velocidade. E também de helicópteros, que não podem voar a mais de 400 km/h, com a maioria ficando nos 250: além de decolagem e pouso vertical, poder pairar e se mover devagar.

Essa artimanha ocorre graças aos rotores gêmeos montados em enormes cápsulas de motor giratórias presos nas extremidades de suas asas, podendo atuar em todas as condições climáticas e com impacto de infraestrutura limitado.

publicidade

Projetado para transporte premium, o AW609 já realizou mais de 1.700 horas de voo acumuladas nos EUA e na Itália em protótipo. Agora, o primeiro AW609 de produção está sendo testado em solo nas instalações da Leonardo na cidade americana da Filadélfia, com um segundo sendo montado ao mesmo tempo.

Tiltrotor civil para funções diversas

Tiltrotor no solo
Imagem: Divulgação/Leonardo

Conforme traz a empresa italiana, o tiltrotor civil se destaca por fornecer transporte rápido ponto a ponto em longas distâncias, “seja conectando centros de cidades ou fornecendo acesso oportuno a locais remotos”. Até nove passageiros podem ser acomodados dentro do AW609 em uma cabine pressurizada.

publicidade

Além disso, segundo a Leonardo, a aeronave pode realizar serviços médicos de emergência (EMS), busca e salvamento (SAR), operações offshore e patrulha, entre outras tarefas e com usuários privados e governamentais. Um modelo AW609 AC4 (em configuração final de produção) apareceu em um vídeo da empresa no YouTube, que pode ser visto abaixo:

O tiltrotor civil da Leonardo foi lançado globalmente no Dubai Airshow, no final de 2021. Equipado com dois grandes rotores, ativados por motores Pratt & Whitney, o AW609 pode atingir uma velocidade de cruzeiro de 500 km/h e uma altitude de 25 mil pés (7.620 metros), com um alcance extenso de até 1.852 km.

No modo avião, o tiltrotor civil foi projetado para imitar o manuseio e a experiência de cabine do popular turboélice King Air. Em cruzeiro, o tiltrotor civil será cerca de 10 decibéis mais silencioso do que um helicóptero médio, com vibração muito menor na cabine.

A Leonardo também oferece pacotes de suporte e treinamento para clientes nos Estados Unidos, incluindo acesso a um simulador de voo completo AW609 de última geração. Bill Sunick, gerente de marketing do AW609, acredita que os primeiros adeptos da aeronave criarão novos mercados para os tiltrotors “da mesma forma que smartphones e fornos de microondas redefiniram a forma como as pessoas se comunicam e cozinham”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!