A Toyota está apresentando um protótipo funcional de um cartucho portátil carregado de hidrogênio. Basicamente, junto à sua subsidiária Woven Planet (constituída em janeiro de 2021), a empresa japonesa pretende promover o uso dessa energia para “uma série de atividades da vida diária dentro e fora de casa”, ou seja, indo além dos veículos.

Especificamente, esses cartuchos são cilindros com 400 mm de comprimento e 180 mm de diâmetro, com um peso alvo de 5 kg quando cheios. Cerca de 3,3 kWh de energia útil devem ser transportados por esses dispositivos, segundo traz a Toyota, dependendo da eficiência da célula de combustível externa usada para converter o hidrogênio de volta em eletricidade.

publicidade

Leve sua energia com você

Para ajudar no transporte dos cartuchos, pequenas alças na parte superior foram projetadas na estrutura. Elas encaixam e travam no devido local onde a energia a hidrogênio será usada. Bom, a Toyota informa que vários tipos de receptáculos serão considerados no futuro com base em pesquisas adicionais de aplicação ao longo do tempo.

Nesse sentido, os cartuchos podem ser usados ​​como baterias de hidrogênio trocáveis ​​para carros elétricos, motocicletas e drones. Então, o uso se estende quando o dispositivo é encaixado nas paredes das casas que não estão conectadas a uma rede elétrica. A partir dessa conexão, o cartucho passa a fornecer eletricidade para toda a estrutura residencial por meio de uma célula de combustível.

publicidade
Ilustração de como o cartucho de hidrogênio pode ser usado
Imagem: aplicações do cartucho de hidrogênio – Divulgação/Woven Planet

É possível exemplificar o uso dos cartuchos ​​para alimentar aquecedores, iluminação, aparelhos elétricos diversos e por aí vai, tudo baseado em uma pequena célula de combustível no topo. É como ter em mãos e poder carregar junto uma bateria grande: você pode substituir facilmente um cilindro descarregado por um totalmente cheio.

Conforme em sua nota oficial, a Toyota e a Woven Planet realizarão testes de Prova de Conceito (PoC) em vários lugares, incluindo em Woven City, uma cidade inteligente centrada no ser humano. Este empreendimento da empresa japonesa inaugurado em fevereiro de 2021 é considerado um “laboratório vivo” que permite testes ininterruptos no mundo real de novas tecnologias, sendo construído na cidade de Susono, província de Shizuoka.

publicidade

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!