Líder mundial na tecnologia de troca de baterias para carros elétricos, a fabricante chinesa Nio instalou recentemente sua primeira estação na Europa. O objetivo da empresa, que já opera mais de 900 estações de troca na China, é construir 20 postos na Noruega — o primeiro país do Velho Continente a receber a tecnologia — até o fim deste ano.

O canal de YouTube britânico Driving Electric conferiu o posto da Nio em Oslo, a capital norueguesa, e mostrou como funciona o processo de troca de baterias. Basicamente, os postos no país são idênticos aos da China e o tempo de substituição é o mesmo: menos de cinco minutos para extrair a unidade gasta abaixo do veículo e instalar um novo pacote.

Leia mais:

Na substituição, o carro — no exemplo mostrado no vídeo, um ES8, topo de linha da marca — é deslocado levemente para as laterais para garantir o alinhamento completo da nova bateria. Ele é então levantado em torno de 50 milímetros para a instalação do novo pacote, que é previamente carregado a 90% para prolongar a vida útil das células. “Dez parafusos guiados a laser fixam a bateria no carro com apenas uns golpes e cliques”, explica o jornalista Richard Ingram, que colaborou com o vídeo do canal.

publicidade

10 euros por substituição de bateria

Cada estação da Nio contém 13 baterias preservadas sob condições de temperatura controlada. Na Noruega, os clientes que optam por não comprar o pacote e fazer a assinatura do plano da montadora têm direito a duas trocas gratuitas por mês (ou o kWh equivalente de carregamento). Segundo o Driving Electric, a marca cobra 10 euros (cerca de R$ 53) pela troca de bateria, mais 20 centavos de euros (R$ 1) por kWh adicional.

Até o fim da década, a Nio planeja espalhar 5 mil postos de troca de baterias por China, Europa e Estados Unidos. Mil estações serão instaladas fora do país natal da montadora, que recentemente lançou seu primeiro modelo na Europa, o ET7.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!