Informações captadas durante os últimos 15 anos pelo Programa de Exploração Lunar da China serviram de base para o desenvolvimento do mais detalhado mapa da Lua já produzido até hoje. Em termos de características geológicas, ele é mais avançado do que aquele produzido pela NASA com base em observações do altímetro laser do Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO).

O novo mapa de alta resolução da Lua foi complementado por dados de missões internacionais de exploração dos EUA, Japão e Índia, e revela camadas geológicas, características estruturais e uma cronologia da superfície lunar.

O mapa lunar em escala 1:2.500.000 divulgado pela Academia Chinesa de Ciências. Imagem: NSSC/CAS

Nele, constam 12.341 crateras de impacto, 81 bacias de impacto, 17 tipos de rochas e 14 tipos de estruturas variadas.

De acordo com a equipe de pesquisa responsável pelo mapa, que faz parte de um estudo publicado recentemente no periódico Boletim científico, o gráfico “reflete a evolução da crosta lunar sob processos ígneos, impactos catastróficos e atividades vulcânicas”.

publicidade

Estruturado em projeção de Mollweide (um tipo de exibição cilíndrica), o mapa cria uma visão elíptica da Lua. Também foram criadas versões em projeções estereográficas, centradas nos polos norte e sul do satélite natural da Terra.

Leia mais:

É possível fazer o download dos arquivos no site do Centro Nacional de Ciência Espacial, pertencente à Academia Chinesa de Ciências.

Segundo os autores, os pesquisadores podem usar o novo trabalho para produzir mais mapeamento geológico lunar, além de servir para a seleção de locais de pouso para futuras missões de exploração.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!