O sonho de todo dono de pet é descobrir o que o seu cachorro está pensando – especialmente quando falamos com eles. A curiosidade (ao menos em partes) pode estar prestes a acabar, já que um recente estudo revelou o que seu animal pode estar imaginando quando você pede, por exemplo, para ele buscar um brinquedo

Publicado na revista Animal Cognition e divulgado pela Phys.org, pesquisadores do Family Dog Project descobriram que os cães têm uma imagem mental multimodal de seus objetos familiares. Ou seja, isso significa que eles conseguem, a partir de vários modos, relacionar as características sensoriais do objeto (como aparência e cheiro) para identificá-los em sua mente. 

Cachorro pastor alemão
Estudo revela como o seu cachorro pensa. Imagem: shutterstock/Rita_Kochmarjova

“Quando os cães usam o olfato ou a visão enquanto procuram um brinquedo, isso indica que eles sabem como é o cheiro ou a aparência desse brinquedo”, explicou Shany Dror, um dos principais pesquisadores do estudo. 

Além da identificação na mente a partir dos sentidos, outro estudo relacionado também mostrou que alguns cães considerados com QI elevado (como os da raça Border Collie) podem ainda memorizar os nomes dos brinquedos e encontrá-los a partir de comandos do dono, como o “Cadê seu ‘ursinho de pelúcia’?”.  

publicidade

“Revelar os sentidos utilizados pelos cães para procurar os brinquedos nomeados nos deu a possibilidade de inferir o que esses cães imaginam quando ouvem, por exemplo, ‘ursinho de pelúcia'”, explicou a Dra. Claudia Fugazza, coautora do estudo. 

Leia mais!

Os testes com os cães 

Para chegar aos resultados, a equipe treinou três cães considerados mais inteligentes e aprendizes de palavras e 10 cães típicos de família (isto é, cães que não sabem o nome dos brinquedos). Todos os animais conseguiram encontrar seus brinquedos (tanto no claro quanto no escuro) e ganharam guloseimas e petiscos. No entanto, apenas os animais com alto QI conseguiram achar os objetos a partir dos nomes. 

Confira abaixo vídeo dos testes! 

“Os cães têm um bom olfato, mas descobrimos que eles preferiam confiar na visão e usavam o nariz apenas algumas vezes, apenas quando as luzes estavam apagadas”, contou o Prof. Adam Miklósi, chefe do Departamento de Etologia na Universidade ELTE e coautor do estudo.  

Em conclusão, a equipe explicou que o estudo revela que quando os cães brincam com um brinquedo, mesmo que brevemente, eles prestam atenção às suas diferentes características e registram as informações usando múltiplos sentidos. É possível que o mesmo ocorra em outras ocasiões, como na identificação de pessoas conhecidas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!