O rover Perseverance segue em sua jornada pelo solo marciano e neste momento ocupa um espaço na Cratera Jezero no planeta vermelho, onde fotografou o que parece ser lixo espacial. Mas não, isso não é sinal de que marcianos habitam Marte

Na verdade, quem levou o lixo para lá fomos nós. Especificamente a própria Perseverance. De acordo com a NASA, o objeto encontrado é parte do cobertor térmico utilizado durante a descida do rover, que chegou no solo marciano em fevereiro do ano passado. 

“Minha equipe detectou algo inesperado: é um pedaço de um cobertor térmico que eles acham que pode ter vindo do meu estágio de descida, o jetpack movido a foguete que me deixou no dia do pouso em 2021”, disse a conta oficial da Perseverance no Twitter.

“Aquele pedaço brilhante de papel alumínio é parte de um cobertor térmico – um material usado para controlar temperaturas. É uma surpresa encontrar isso aqui: meu estágio de descida caiu a cerca de 2 km de distância. Este pedaço pousou aqui depois disso, ou foi soprado aqui pelo vento?”, completa o texto.

publicidade
Foto Perseverance
Imagem: NASA

Fotos do Perseverance

Esse não é o primeiro registro curioso do rover em Marte nesta semana. Há alguns dias ele fotografou uma uma pedra semelhante a uma cobra de boca aberta, equilibrada sobre uma espécie de laje acinzentada e quase esmagada por um penhasco esculpido por estreitas camadas rochosas.

Leia mais:

De acordo com o site Space.com, a equipe científica responsável pela missão está animada com essa paisagem marciana descoberta na cratera Jezero, que se une a tantos outros cenários curiosos, como bancos de areia, redemoinhos e rochas incrivelmente porosas, como aquela que impediu a coleta da primeira amostra pelo rover.

Ele foi projetado para funcionar por dois anos terrestres (aproximadamente um ano marciano), embora não seja raro veículos da NASA durarem muito mais que o planejado. Seu “primo” Curiosity, por exemplo, já explora Marte há quase uma década.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!