Uma rede de cinemas peruana retirou um aviso de “ideologia de gênero” que estava sendo mostrado durante as exibições de “Lightyear”. A rede Cineplanet estava exibindo o comunicado desde a estreia do filme por conta de um beijo lésbico entre duas personagens do longa infantil. No entanto, após críticas nas redes sociais e protestos de entidades, a empresa descartou o alerta. 

“A história de Buzz Lightyear, o herói que inspirou o brinquedo, e que nos apresenta o lendário Space Ranger que conquistou gerações de fãs, contém cenas com ideologia de gênero”, disse a Cineplanet após a estreia do filme e durante as exibições. 

A cena em questão, mostra Alisha Hawthorne, uma Patrulheira Espacial que é aliada e amiga de Buzz Lightyear, em um momento com sua parceira, enquanto as duas formam uma família.

beijo lightyear
Divulgação/Pixar

Polêmica com “Lightyear”

Não é a primeira vez que esta cena gerou controvérsias dentro da Disney e Pixar. No começo de 2022, vazou a informação de que a Disney havia solicitado o corte da cena na versão que seria lançada nos cinemas. Com isso, a companhia enfrentou protestos vindos de fãs e de dentro da própria Pixar (que pertence à Disney), e a cena foi adicionada de volta ao filme.

publicidade

Leia mais:

Ser capaz de devolver o beijo [ao filme] foi importante para nós – é um momento comovente,” comentou a produtora de “Lightyear” em entrevista ao /Film. “Ajuda o Buzz a ver o que ele está perdendo. É a vida que está sendo vivida na frente dele por sua melhor amiga, o que ele não está tendo”.

A Disney recentemente enfrentou outro caso de proibição por inclusão de temas LGBT+. “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” foi banido da Arábia Saudita, Egito e Kuwait por causa de uma cena em que America Chavez fala sobre o destino de suas “duas mães”. Autoridades chegaram a solicitar a edição da cena, mas Disney e Marvel Studios se negaram a obedecer ao pedido.

“Lightyear” conta a história do Patrulheiro Espacial Buzz Lightyear, dando foco ao personagem que deu origem ao brinquedo que protagoniza os filmes da franquia “Toy Story” ao lado de Woody. O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros desde o último dia 16.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!