Reality ou série documental? “Em Casa com os Gil”, nova produção do Amazon Prime Video, é um pouco dos dois, e o Olhar Digital teve acesso antecipado à obra.

A premissa de “Em Casa com os Gil” é simples: toda a família Gil, que inclui grandes artistas e personalidades brasileiros como Gilberto Gil, Preta Gil e Bela Gil, se reunidos em uma casa no interior do Rio de Janeiro para montar uma turnê internacional.

em casa com os gil
Imagem: Prime Video

De acordo com o próprio Gilberto Gil, em entrevista coletiva realizada na última quarta-feira, a ideia da turnê foi da filha do cantor, Preta Gil. “Na verdade foi a Preta que sugeriu há uns anos atrás, antes da pandemia. Ela tinha uma noção razoável das coisas que aconteciam quando a gente excursionava,” disse o cantor. “Então ela sugeriu, ‘pai, a gente podia ir com a família em um passeio e ao mesmo tempo fazer um trabalho, cantar por aí’.”

As primeiras impressões é que trata-se de um reality show, colocando em foco uma das famílias mais famosas do país, e de fato a produção possui elementos deste gênero. De cara, Preta Gil já faz uma piada ao ver as câmeras, ao chegar para o encontro, de que está se sentindo uma Kardashian, família americana de socialites que ficou muito conhecida pelo reality “Keeping Up With The Kardashians”.

publicidade

Mas, apesar de alguns episódios do cotidiano como uma discussão sobre privada entupida, futebol e alguns pequenos desentendimentos, coisas típicas de produções no formato de reality, existe muito do documental também em “Em Casa com os Gil”. Fato confirmado pelo diretor Andrucha Waddington, em entrevista coletiva.

De acordo com ele, a ideia de Preta Gil para a turnê acabou abraçada pelo Prime Video, mas com a pandemia, acabou nascendo esta primeira temporada, que ele descreve como “quase que um prequel” para a turnê em si, que será retratada na 2ª temporada, intitulada “Viajando com os Gil”, que já está confirmada e acompanhará os ensaios, a viagem e a família em turnê pela Europa.

“A gente na verdade usou esse momento de pânico do mundo onde tudo parou para ir para este confinamento em Araras [município do Rio de Janeiro], onde surgiu essa primeira temporada, que ela é uma mistura de documentário com reality,” continuou Andrucha, que diz se sentir parte da família Gil.

A série traça uma proposta para a montagem da playlist de uma turnê da família Gil pela Europa para comemorar os 80 anos de Gilberto Gil. Tudo isso durante uma reunião familiar para comemorar o aniversário do patriarca, com direito a rodas de conversa em família e festa de São João.

em casa com os gil
Família Gil reunida em Festa de São João. Imagem: Prime Video

E é em Gilberto que temos o real foco da produção. Cada um dos filhos, netos, sobrinhos, bisnetos e genros vai apresentando uma música como proposta para entrar na lista de canções da turnê. Em meio a muita emoção, risadas e descobertas, a família se debruça sobre a ampla obra de seu líder, e apresenta canções que vão desde as mais famosas, até algumas bem desconhecidas do cantor.

Em meio às músicas, Gil e sua família discutem sobre temas como o racismo e suas experiências relacionadas a ele, Ditadura Militar e exílio, cultura, influências, formação da família, criação dos filhos, e até futebol.

Apesar do caráter documental, “Em Casa com os Gil” não usa de depoimentos tradicionais que vemos em documentários, e o diretor comentou sobre essa escolha de linguagem na coletiva. “Eu sou um cara da Escola do Cinema Direto, os meus documentários sempre seguiram essa linha,” disse ele.

Os fãs da obra de Gilberto Gil e também de sua pessoa e modo de pensar, certamente vão se agradar com esta espécie de reality documental, pensado para apresentar os Gil de uma forma intimista, mas também com bastante foco na música, com a família cantando junta em rodas e ensaios. A série tem grande apelo para os fãs do cantor e de suas músicas marcantes, e traz relatos emocionantes de sua família, carreira e história de vida.

Leia mais:

Sinopse: Em Casa com os Gil acompanha uma das famílias mais famosas da cena cultural brasileira durante a criação de uma turnê histórica, que vai reunir todas as gerações dos Gil no palco pela primeira vez. Eles se encontraram para um retiro criativo no interior do Rio de Janeiro. As câmeras acompanharam aos bastidores de tudo que aconteceu nessa preparação para o espetáculo, que irá rodar a Europa, e também celebra os 80 anos de vida de Gilberto Gil. Além de momentos de intimidade nunca antes vistos, a reunião foi palco para discussões polêmicas como a formação familiar diversa dos Gil, o racismo no Brasil, a forte influência da cultura afro na sociedade, entre outros temas – tudo embalado por músicas que marcaram gerações e a cultura do Brasil.

“Em Casa com os Gil” estreia no Amazon Prime Video no dia 24 de junho, no dia de São João, data que é destaque na produção, e dois dias antes dos 80 anos do ícone da música brasileira, Gilberto Gil.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!