A Samsung deixou de dar suporte ao app de pagamentos Samsung Pay em smartphones de outras fabricantes. Talvez. A situação parece ser um pouquinho mais complicada.

A informação vem de usuários que postaram suas insatisfações em fóruns como o Reddit e até na página da comunidade da própria Samsung. Esta última, por sua vez, respondeu por meio de um funcionário ligado à comunidade que o Samsung Pay não mais funcionaria em smartphones que não pertencessem à família Galaxy, mas a empresa em si não fez nenhum anúncio oficial, o que deixa o contexto meio nebuloso.

publicidade

Leia também

Usuários vêm relatando que o Samsung Pay deixou de reconhecer logins feitos em smartphones de outras fabricantes
Usuários vêm relatando que o Samsung Pay deixou de reconhecer logins feitos em smartphones de outras fabricantes (Imagem: “Faith”, via Samsung Forum)

Historicamente, a Samsung tem a tendência de limitar as ações de seus apps em smartphones fabricados por suas concorrentes. Entretanto, o Samsung Pay era uma rara – e bem-vinda – exceção, permitindo até mesmo o seu funcionamento normal quando um Galaxy Watch estivesse pareado com um smartphone de outra empresa.

publicidade

A situação fica ainda mais estranha quando ressaltamos o fato de que o app do Samsung Pay aponta “ID inválida” como resposta a uma tentativa de login por um smartphone de outra marca, mas a mesma ID ainda se conecta à conta da Samsung para configurações gerais em outras máquinas (no PC, por exemplo).

É importante reconhecer a possibilidade de que o funcionário no fórum estivesse falando a verdade: recentemente, a Samsung introduziu no mercado a Samsung Wallet, uma carteira digital específica para usuários de aparelhos da família Galaxy e que reúne as funções do Samsung Pay e do Samsung Pass em um só lugar. A Samsung Wallet, ao contrário de outras aplicações, é exclusiva para aparelhos feitos pela sul-coreana.

publicidade

Há chances, porém, de que isso tudo se trate de um bug e o community manager que confirmou a informação no fórum oficial tenha dado o famoso “tiro no escuro”, mas por enquanto, a Samsung não se manifestou – e os usuários seguem sem acesso ao meio de pagamento.

Imagem destacada: André Fogaça/Olhar Digital

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!