Por mais que a velocidade de conexão oferecida pelos provedores tenha aumentado nos últimos anos, nem sempre é possível distribuir o sinal de uma rede Wi-Fi com qualidade por toda a casa. É aí que entra o amplificador ou repetidor de sinal para redes sem fio

Caso a sua internet não esteja funcionando bem em algum cômodo da casa, confira mais informações sobre o acessório abaixo.

publicidade

O que é um repetidor de sinal?

Como o nome indica, o produto capta e potencializa o sinal do seu roteador principal, logo, é uma saída que funciona quando a ideia é levar internet para um ponto onde o sinal não chega, o que pode inviabilizar o uso da sua conexão ou causar travamentos e lentidão.

Como funciona?

Repetidor de sinal Wi-Fi ligado na tomada.
Exemplo de um amplificador de sinal Wi-Fi. O acessório consegue captar e potencializar o alcance do sinal do seu roteador principal. Imagem: vfhnb12/Shutterstock

Como o acessório funciona conectado na sua rede principal, todos os seus dispositivos, como tablets, celular e notebooks, são conectados ao repetidor sem a necessidade de ajustes extras.

publicidade

Normalmente, quando bem instalado, o aparelho já consegue resolver problemas como quedas na velocidade da rede em alguns locais da casa.

Veja também:

publicidade

Como instalar um repetidor

Apesar de simples, o processo de instalação inicial muda conforme o modelo e fabricante do dispositivo. A boa notícia é que não faltam opções no mercado.

Em geral, é preciso seguir os seguintes passos: plugar o produto na tomada; conectar o amplificador de sinal na sua rede por meio da página de configuração (mais instruções estarão disponíveis no manual do produto); e, no fim, é só escolher onde o aparelho será instalado na sua casa, outro ponto de suma importância! 

publicidade

Os amplificadores de sinal modernos costumam cobrir uma área de até 300 metros, o que não considera interferências no meio do caminho, como paredes de concreto e andares diferentes, por exemplo, o que também influenciará na qualidade do seu sinal. 

Atenção com o local de instalação

Assim como o roteador, é preciso encontrar um local adequado na sua casa para instalar o amplificador de sinal, já que ele também é prejudicado por interferências. A melhor forma de chegar a um bom resultado é fazendo testes. Confira duas dicas de posicionamento abaixo:

  • Deixe o amplificador de sinal em uma posição mais alta: essa prática facilita a propagação do sinal e diminui a chance de encontrar obstáculos no caminho.
  • Cuidado com a distância do roteador: deixar o amplificador muito longe do roteador também não é uma boa ideia, já que o acessório também precisa captar o sinal original para funcionar de forma satisfatória. Nesse caso, tente encontrar um meio-termo, que seja o suficiente para receber o sinal e melhorar a qualidade da sua conexão.

Para saber como avaliar isso, saiba que a maioria dos produtos possui luzes de led que indicam a intensidade do sinal recebido. Fique de olho nelas para conseguir encontrar um bom local para a instalação do repetidor.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!