Continental começa a vender pneus feitos de garrafas PET recicladas na Europa

Premiada como melhor fabricante de pneus em 2022, Continental utiliza cerca de 40 garrafas de plástico recicladas na produção de compostos
Lucas Berredo21/06/2022 13h52
Pneus da Continental feitos a partir de garrafas PET
Continental/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A tecnologia ContiRe.Tex deu à empresa de autopeças alemã Continental o título de Melhor Fabricante de Pneus de 2022 da revista especializada TTI (Technology International). Na premiação, realizada no último dia 13, estiveram presentes mais de 20 jornalistas e especialistas da indústria automotiva. Agora, os pneus, construídos a partir de garrafas PET recicladas, estão disponíveis à venda em toda a Europa.

Como supracitado, a principal inovação da tecnologia, apresentada no fim do ano passado, reside na estruturação. Para fabricar os compostos, a Continental utiliza fios de poliéster de alta performance obtidos a partir de garrafas de plástico. No processo de produção, a fabricante alemã garante que não faz uso de componentes químicos intermediários, o que torna o método ecologicamente correto — e também eficiente.

Segundo a Continental, um conjunto de pneus padrão para carros de passeio usa cerca de 40 garrafas PET recicladas. De acordo com a empresa, a vantagem no uso dos fios de poliéster se dá em função dos cordões têxteis das garrafas, pois eles absorvem as forças da pressão interna do composto. Os pneus são confiáveis e permanecem dimensionalmente estáveis em temperaturas elevadas e sob altas cargas. Desde abril, eles figuram na linha de montagem da empresa.

Pneus da Continental feitos a partir de garrafas PET
Pneu GreenConcept utiliza 17% de materiais reciclados, incluindo garrafas PET (Continental/Divulgação)

Emprego no modelo GreenConcept

Graças à tecnologia ContiRe.Tex, a empresa alemã também criou o modelo GreenConcept, apresentado pela primeira vez no IAA Mobility do ano passado. Além de usar 35% de materiais renováveis, como borracha de dentes-de-leão, resinas e óleos vegetais, a companhia emprega 17% de materiais reciclados, como aço recuperado e garrafas PET, na carcaça do composto. Este novo tipo de componente, segundo a Continental, pode futuramente substituir o poliéster convencional.

Atualmente, a Continental oferece três modelos de pneus feitos a partir de garrafas PET recicladas: PremiumContact 6, EcoContact 6 e AllSeasonContact. Os compostos com a tecnologia possuem o logotipo “CRM” (sigla para “contém material reciclado”, em inglês) nas laterais.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital