O grupo alemão German Naval Yards, especializado em construção de embarcações altamente integradas, está desenvolvendo um projeto piloto para um navio 100% reciclado, por meio de um processo sustentável. Em parceria com a conterrânea Leviathan GmbH, os trabalhos contarão com partes do veículo se transformando em obras de arte.

Nas próximas semanas, o HC Hagemann de 41 metros de comprimento será cortado por meio de uma tecnologia de corte a frio, no estaleiro do German Naval Yards em Kiel, ao norte da Alemanha. Segundo a Leviathan, seu processo de reciclagem de navios é quase livre de emissões, sendo altamente automatizado.

publicidade

Leia também:

Navio sendo transportado para o estaleiro do German Naval Yards
Imagem: Divulgação/German Naval Yards

Os trabalhos começaram nesta segunda-feira (20) e devem ser concluídos em seis semanas, até o final de julho. Após um teste bem-sucedido, será aplicada a aprovação de acordo com o Regulamento de Reciclagem de Navios da União Europeia nº 1257/2013.

publicidade

Reciclando e fazendo arte

Navio sendo transportado para o estaleiro
Imagem: Divulgação/Leviathan GmbH

De acordo com a Leviathan, a cada tonelada de aço produzida com aço reciclado, é emitida cerca de 1,6 tonelada a menos de CO2, em comparação com o aço novo. Além disso, a reciclagem sustentável feita pela empresa oferece os dados necessários para uma avaliação completa do ciclo de vida dos navios, o que beneficia a economia circular.

Os fundadores da Leviathan trabalham há mais de dez anos em tecnologias de reciclagem sustentável para embarcações. Como parte deste projeto piloto, os artistas têm a oportunidade de reutilizar peças e materiais da embarcação para processá-los posteriormente ou convertê-los em obras de arte.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!