Um novo vídeo da sueca Jetson Aero mostra o CEO da empresa, Tomasz Patan, voando com o eVTOL Jetson One de sua casa para o trabalho, no que considera uma viagem completa com o veículo elétrico de pouso e decolagem vertical. As cenas se juntam a várias outras que a empresa vem compartilhando ao longo do tempo, desde quando lançou oficialmente a aeronave em outubro de 2021, mas carregam um tom muito emblemático para a Jetson.

No percurso realizado em 21 de maio pilotando o eVTOL (e que teve suas imagens compartilhadas praticamente só um mês depois), Patan economizou em 88% o tempo de deslocamento, segundo afirma a empresa. Porém, não houve menções à distância do voo, nem outros detalhes sobre velocidade ou economia em comparação com qual tipo de veículo.

publicidade

Leia também:

De qualquer forma, o vídeo – que é apresentado com uma certa dose de edição – é muito impressionante. Em sua legenda, a Jetson Aero diz estar orgulhosa de compartilhar o feito, Confira:

publicidade

Em um conteúdo de um pouco mais de 5 minutos, vemos Patan pilotando o eVTOL e sobrevoando campos, árvores, casas e colinas, até finalmente chegar ao local do pouso em sua empresa. Ao pousar, o Jetson One é desligado completamente e o CEO manda um alô àqueles que o estão esperando.

Voos com o Jetson One para trajetos do cotidiano

Com oito motores elétricos orientados por um software (que limita o eVTOL a uma velocidade máxima de 102 km/h), o tempo de voo é de até 20 minutos por carga. Ou seja, diante disso, o deslocamento de Patan teve no máximo 20 minutos de duração, sem parar para recarregar.

publicidade

Sobre o tipo de trajeto, esta ida de casa ao trabalho mostrada no vídeo se alinha ao que a empresa diz com “qualquer um pode ser um piloto”. Ao que tudo indica, a Jetson está celebrando o voo de agora como a realização de um percurso que é chave para a forma como “vende” seu eVTOL.

E também como se fosse fácil para uma pessoa ir e voltar de alguns lugares próximos, após ela aprender a pilotar o Jetson One nos dois dias de treinamento que a empresa realiza com cada comprador do veículo. Detalhe: é necessário desembolsar uma quantia em torno de US$ 92 mil para comprar o eVTOL, algo um pouco acima do R$ 471 mil em valores convertidos diretamente hoje (21).

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!