Telefonia móvel: Brasil se aproxima da marca de 260 milhões de acessos, informa Anatel

Brasil registrou 259,2 milhões de acessos na área de telefonia móvel em abril, segundo os dados divulgados pela Anatel
Por Gabriel Sérvio, editado por Karoline Albuquerque 22/06/2022 12h54, atualizada em 22/06/2022 13h21
Grupo de pessoas usando o celular; telefonia móvel.
Imagem: DisobeyArt/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os dados do Serviço Móvel Pessoal (SMP) referentes ao mês de abril de 2022 foram divulgados esta semana na página da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No total, o Brasil registrou 259,2 milhões de acessos na área de telefonia móvel em meio à incorporação dos clientes da Oi Móvel pela Claro, Vivo e Tim.

Vale recordar que parte do processo de recuperação judicial da Oi envolveu a venda da operadora Oi Móvel. Até então, conforme os dados divulgados em março de 2022, a Oi possuía 42.078.291 de acessos no segmento de telefonia móvel. 

Entenda como fica a divisão dos clientes Oi Móvel entre Tim, Vivo e Claro

Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil, ANATEL
Brasil registrou 259,2 milhões de acessos na área de telefonia móvel em meio à incorporação da Oi Móvel pela Claro, Vivo e Tim. Imagem: rafastockbr/Shutterstock

Com as operações agora divididas entre Claro, Vivo e Tim, as teles criaram empresas da categoria Sociedade de Propósito Específico (SPE) para absorver os clientes da Oi.

  • A Tim, por exemplo, criou a ‘Cozani RJ Infraestrutura e Redes de Telecomunicações S.A’, que, em abril, informou 16.309.834 acessos móveis.
  • Já a Vivo, criou a ‘Garliava RJ infraestrutura e Redes de Telecomunicações S.A.’, com 12.651.107 acessos em abril.
  • Por fim, a Claro criou a ‘Jonava RJ Infraestrutura e Redes de Telecomunicações S.A.’, com 12.852.996 acessos de telefonia móvel em abril.

Somando as três empresas, o total de acessos ficou em 41.813.937, ou seja, na prática, a Oi perdeu 264.354 de acessos entre março e abril.

Leia mais:

Venda da Oi Móvel

A Oi entrou em processo de recuperação judicial em 2016 com dívidas na ordem de R$ 65 bilhões. Uma das soluções encontradas para continuar no mercado foi vender a Oi Móvel. Em janeiro, o Conselho Diretor da Anatel aprovou por unanimidade a venda dos ativos móveis do Grupo Oi, adquiridos pela Claro, Tim e Vivo. 

Do ponto de vista de concorrência, a Anatel concluiu que o negócio pode fazer com que os serviços atualmente prestados pela Oi Móvel sejam repassados aos clientes com ganhos em diversos campos, como eficiência, melhores preços, mais qualidade e inovação.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital