Balsa elétrica “voadora” alcança 55 km/h e tem estabilização eletrônica para eliminar enjoo de passageiros sensíveis

O P-12 Shuttle, da empresa sueca Candela é uma veloz balsa elétrica para até 30 passageiros sentados e com establização eletrônica potente
Por Ronnie Mancuzo, editado por André Lucena 23/06/2022 15h38, atualizada em 23/06/2022 17h34
Candela P-12 Shuttle, balsa elétrica com estabilização eletrônica focada nos passageiros
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A empresa sueca Candela está desenvolvendo uma balsa elétrica bem veloz, capaz de alcançar 55 km/h (30 nós), com capacidade para até 30 passageiros sentados e alcance de até 92 km por carga. Com 12 metros de comprimento, o P-12 Shuttle também traz um sistema de estabilização eletrônica para não deixar os estômagos mais sensíveis sentirem enjoo.

Essa tecnologia, de acordo com a empresa, se baseia nos hidrofólios do barco estilo catamarã sendo controlados por 100 microajustes realizados por segundo. Dessa forma, o P-12 Shuttle é capaz de oferecer uma trajetória de “voo” estável e suave sobre a água.

Veículo da Candela visto de frente
Imagem: Divulgação/Candela

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Segundo a Candela, a eficiência da embarcação elétrica é de 0,1 kWh por passageiro/quilômetro, uma redução de 95% em comparação com as balsas comerciais atuais. Sua bateria de 180 kWh usa carregamento rápido acima de 200 kW em corrente contínua para recargas em menos de uma hora.

Velocidade e economia no transporte com a balsa elétrica

Visão aérea da balsa
Imagem: Divulgação/Candela

O catamarã de 8,5 toneladas tem seu arrasto reduzido com o uso dos hidrofólios que levantam da água, permitindo inclusive menos consumo de energia que os barcos típicos. Como detalha a empresa sueca, o alcance de até 92 km é possível em velocidade de até 46 km/h, o que ainda é considerado econômico e veloz para uma viagem de passageiros sobre as águas.

Área interna da balsa
Imagem: Divulgação/Candela

Aliás, com a produção do veículo começando ainda este ano, a primeira rota que deverá ser realizada pela balsa elétrica está programada para 2023, entre o centro da capital sueca de Estocolmo e o subúrbio de Ekerö. Essa rota atualmente leva cerca de 55 minutos de metrô, ônibus ou balsa a diesel (e o mesmo de carro durante a hora do rush da manhã e da noite), mas deverá levar cerca de 25 minutos no P-12 Shuttle – economizando quase uma hora por dia, diz a empresa.

P-12 Shuttle, balsa elétrica
Imagem: Divulgação/Candela

O piloto na região de Estocolmo terá duração de nove meses. Se for bem-sucedido, a Candela espera aumentar bastante o número de balsas elétricas voadoras no transporte local, não apenas substituindo as atuais embarcações movidas a diesel, mas também transferindo grande parte dos passageiros do asfalto para a água (e tudo sem enjoos).

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Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.