A empresa sueca Candela está desenvolvendo uma balsa elétrica bem veloz, capaz de alcançar 55 km/h (30 nós), com capacidade para até 30 passageiros sentados e alcance de até 92 km por carga. Com 12 metros de comprimento, o P-12 Shuttle também traz um sistema de estabilização eletrônica para não deixar os estômagos mais sensíveis sentirem enjoo.

Essa tecnologia, de acordo com a empresa, se baseia nos hidrofólios do barco estilo catamarã sendo controlados por 100 microajustes realizados por segundo. Dessa forma, o P-12 Shuttle é capaz de oferecer uma trajetória de “voo” estável e suave sobre a água.

Veículo da Candela visto de frente
Imagem: Divulgação/Candela

Leia também:

Segundo a Candela, a eficiência da embarcação elétrica é de 0,1 kWh por passageiro/quilômetro, uma redução de 95% em comparação com as balsas comerciais atuais. Sua bateria de 180 kWh usa carregamento rápido acima de 200 kW em corrente contínua para recargas em menos de uma hora.

publicidade

Velocidade e economia no transporte com a balsa elétrica

Visão aérea da balsa
Imagem: Divulgação/Candela

O catamarã de 8,5 toneladas tem seu arrasto reduzido com o uso dos hidrofólios que levantam da água, permitindo inclusive menos consumo de energia que os barcos típicos. Como detalha a empresa sueca, o alcance de até 92 km é possível em velocidade de até 46 km/h, o que ainda é considerado econômico e veloz para uma viagem de passageiros sobre as águas.

Área interna da balsa
Imagem: Divulgação/Candela

Aliás, com a produção do veículo começando ainda este ano, a primeira rota que deverá ser realizada pela balsa elétrica está programada para 2023, entre o centro da capital sueca de Estocolmo e o subúrbio de Ekerö. Essa rota atualmente leva cerca de 55 minutos de metrô, ônibus ou balsa a diesel (e o mesmo de carro durante a hora do rush da manhã e da noite), mas deverá levar cerca de 25 minutos no P-12 Shuttle – economizando quase uma hora por dia, diz a empresa.

P-12 Shuttle, balsa elétrica
Imagem: Divulgação/Candela

O piloto na região de Estocolmo terá duração de nove meses. Se for bem-sucedido, a Candela espera aumentar bastante o número de balsas elétricas voadoras no transporte local, não apenas substituindo as atuais embarcações movidas a diesel, mas também transferindo grande parte dos passageiros do asfalto para a água (e tudo sem enjoos).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!