O número de domicílios no Brasil com acesso à internet saltou 9% entre 2019 e 2021. É o que revela a pesquisa anual TIC Domicílios, divulgada esta semana pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, o CGI.br. No total, 59,4 milhões de residências já são atendidas, o que responde por uma fatia de 82%.
Realizada desde 2005, o levantamento fornece dados importantes sobre o uso, acesso e hábitos dos brasileiros quando o assunto são as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Entre os domicílios conectados, a internet via cabo ou fibra óptica foi a principal categoria de conexão do país, registrada em 61% dos casos. Em contrapartida, na região Norte, por exemplo, são as redes móveis que comandam o acesso (33%). A ideia do Governo Federal é mudar isso com o programa Norte Conectado.
A iniciativa visa expandir a infraestrutura de comunicações na região Amazônica por meio da instalação de quase 12 mil quilômetros de fibra, levando internet para 58 cidades da região.
Veja também:
- O que é HTTP e quais são os principais códigos de erro?
- Brasileiros surpreendem e passam cerca de 41 anos na internet, segundo estudo
- Como ocultar o seu histórico de buscas na internet
Habitações em áreas rurais também estão mais conectadas, com crescimento de 20% na proporção de domicílios com acesso à rede (passando de 51% para 71%). Conforme a pesquisa, agora são 6,7 milhões de habitações rurais com conexão.
Em todo o território nacional, a pesquisa apontou que 81% da população (com 10 anos ou mais) usou a internet nos últimos três meses, o que corresponde a 148 milhões de pessoas.
Por fim, nos próximos meses os indicadores devem mudar ainda mais com a aguardada expansão do 5G e a ampliação da cobertura 4G no país.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!