A prefeitura do Rio de Janeiro confirmou, na quinta-feira (23), mais dois casos de varíola dos macacos envolvendo residentes do município. Os pacientes, um homem de 25 anos e outro de 30, não possuem histórico de viagem internacional, ou seja, a infecção possivelmente ocorreu dentro do estado. 

Além deles, mais três casos foram relatados em São Paulo. Todos os pacientes são do sexo masculino e também foram considerados autóctones, isto é, com transmissão local. 

Segundo informações da Agência Brasil, ao total, o país já soma 16 casos registrados da doença, conforme informou o Ministério de Saúde. As ocorrências estão distribuídas entre São Paulo, que possui 10 casos, Rio Grande do Sul, com dois, e Rio de Janeiro, agora com quatro registros. 

Varíola dos Macacos
Varíola dos macacos: Brasil registra primeiros casos de transmissão local. Imagem: diy13 / Shutterstock

Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados diariamente. Segundo a secretaria de saúde do RJ, eles apresentam boa evolução clínica. O órgão também informou que está monitorando pessoas que tiveram contato com os infectados. 

publicidade

Até o momento, não há no país registro de casos que evoluíram para uma situação grave. Tanto o Ministério da Saúde como as autoridades sanitárias estaduais e municipais têm relatado quadros clínicos leves e estáveis. Na Europa, onde estão concentrados mais de 80% das ocorrências do surto atual, também não há notificação de óbitos. 

Leia mais! 

Conhecida internacionalmente como monkeypox, a varíola dos macacos é endêmica em regiões da África, no entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou este mês que não vai mais haver diferenças entre países endêmicos e não endêmicos na divulgação de dados sobre a doença, resultando em uma resposta unificada sobre o vírus.

Novos casos de varíola dos macacos começaram a ser detectados em maio na Europa e nos Estados Unidos, gerando uma preocupação sanitária internacional. Desde então, segundo a OMS, mais de 2 mil casos já foram notificados em mais de 40 países. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!