Imagem: Twitter NasaSpaceFlight
Pela primeira vez, a SpaceX conseguiu levantar seu gigantesco propulsor Super Heavy, do complexo veicular Starship, o maior foguete do mundo. O estágio foi transferido para a plataforma de lançamento pelos braços robóticos do sistema Mechazilla, a colossal torre de 143 metros (o equivalente a um edifício de 24 andares).
Conforme destaca o site Futurism, é um feito impressionante da engenharia, e que torna o voo de teste orbital inaugural da da Starship cada vez mais perto.
Denominado Booster 7, o protótipo do Super Heavy é equipado com 33 motores Raptor, e chegou à plataforma de lançamento orbital da empresa em suas instalações de testes em Boca Chica, Texas, na quinta-feira (23).
Durante o teste, os dois braços robóticos maciços foram acionados para levantar cuidadosamente o booster no ar, girar e colocá-lo na plataforma de lançamento orbital. A manobra é uma parte fundamental dos planos da empresa espacial para tornar seu foguete Super Heavy reutilizável.
Ainda não está claro quando vai ocorrer o primeiro voo de teste orbital da espaçonave, mas não deve demorar muito, já que os testes estão cada vez mais avançados e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA já concluiu a análise ambiental necessária.
“A Starship estará pronta para voar no próximo mês”, prometeu Musk na semana passada.
“Teremos uma segunda pilha pronta para voar em agosto e depois mensalmente”, acrescentou.
Leia mais:
Para o superfoguete ser considerado pronto para voar com segurança, no entanto, resta executar o teste de fogo estático com todos os 33 motores Raptor do propulsor. Até o momento, a SpaceX nunca acendeu mais de seis deles de uma só vez em um protótipo da Starship.
Também é importante salientar que a aprovação da análise ambiental pela FAA está condicionada a 75 ajustes a serem realizados pela SpaceX e, além disso, não é uma garantia da licença de lançamentos. Vamos aguardar!
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 4 de julho de 2022 17:58