Nesta terça-feira (28), a cápsula de carga Cygnus que estava acoplada na Estação Espacial Internacional (ISS) desde 21 de fevereiro deixou o laboratório orbital para retornar à Terra.

A cápsula Cygnus, da Northrop Grumman, ficou acoplada na Estação Espacial Internacional (ISS) por pouco mais de quatro meses, durante a missão NG-17, que entregou 3,8 toneladas de carga ao laboratório orbital. Além disso, a espaçonave executou uma manobra de reposicionamento inédita, que é geralmente feita pelas espaçonaves russas Progress. Imagem: NASA

Construído pela Northrop Grumman, o cargueiro foi lançado pelo braço robótico da estação às 8h05 da manhã (pelo horário de Brasília). Segundo comunicado da NASA, a partida ocorreu uma hora depois do planejado para evitar possíveis encontros com detritos espaciais e permitir melhores comunicações com os manipuladores da espaçonave em solo.

publicidade

Diferentemente das cápsulas Dragon, da SpaceX, as naves Cygnus não são reutilizáveis, portanto, uma reentrada destrutiva na atmosfera da Terra é aguardada para quarta-feira (29).

Estação Espacial Internacional deve ter altitude corrigida periodicamente

Batizada de S.S.Piers Sellers, em homenagem ao falecido astronauta da NASA e cientista climático Piers John Sellers, a cápsula foi responsável pelo transporte e entrega de quase quatro toneladas de carga à tripulação da ISS, entre suprimentos, hardware e experimentos científicos, na missão NG-17.

publicidade

Além disso, após uma tentativa fracassada de executar uma manobra de impulso operacional feita na segunda-feira passada (20), a espaçonave concluiu o teste com sucesso no sábado (25), marcando a primeira vez na história que uma cápsula Cygnus exerce a função de reposicionar a estação espacial, elevando o complexo orbital à sua altitude operacional normal.

Mesmo a mais de 400 km da superfície, ainda há atrito entre a ISS e a atmosfera da Terra, o que faz com que a velocidade e a altitude do laboratório em órbita sejam constantemente reduzidas. Por isso, são necessárias manobras periódicas para compensar essa “queda”, feitas usando os propulsores das espaçonaves russas Progress que regularmente visitam a estação.

publicidade

Com as incertezas que pairam sobre as relações entre os EUA e a Rússia, principalmente após a invasão do país governado por Vladimir Putin à Ucrânia, a NASA decidiu testar a capacidade das cápsulas Cygnus de executar a função, o que é visto pela agência como uma alternativa caso as alianças entre as duas superpotências espaciais se desfaça por completo.

Leia mais:

publicidade

“Só queremos dar os parabéns a toda a equipe da Northrop Grumman e da NASA pela excelente missão NG-17”, disse a astronauta Jessica Watkins, tripulante da ISS, ao Controle da Missão, após a partida da nave Cygnus. “Além das toneladas de ciência e hardware de suprimentos que entregou à ISS, a NG-17 Cygnus S.S. Piers Sellers completou com sucesso um reimpulso da estação, trazendo uma nova e importante capacidade para a estação espacial que o próprio Sellers ajudou a construir”.

“Esse reposicionamento da ISS usando a Cygnus adiciona uma capacidade crítica para ajudar a manter e apoiar a estação espacial”, declarou Steve Krein, vice-presidente de espaço civil e comercial, sistemas espaciais táticos na Northrop Grumman. “Também demonstra a enorme capacidade que a Cygnus oferece à ISS e aos futuros esforços de exploração espacial”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!