Siga o Olhar Digital no Google Discover
De acordo com atualização mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), já são 3.413 diagnósticos de varíola dos macacos em 50 países. Desses, 21 estão no Brasil, com o caso mais recente detectado nesta quarta-feira (29) no Rio de Janeiro, conforme divulgou O Globo.
Confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES – RJ), o paciente é o quinto identificado no estado. Dos outros casos 14 estão em São Paulo e dois no Rio Grande do Sul.

Segundo o Ministério da Saúde, há ainda 20 casos suspeitos sendo investigados no Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Ceará; Acre; Rio Grande do Norte; Distrito Federal; Goiás; Mato Grosso do Sul; Espírito Santo; Paraná e Santa Catarina.
Na última sexta-feira (24), o Brasil registrou os primeiros casos de transmissão local. Os pacientes foram identificados no Rio de Janeiro e, diferentemente da grande maioria dos diagnosticados, não possuíam histórico de viagem internacional, classificando-os como casos autóctones. Além deles, mais três pacientes em São Paulo também entraram para a lista de transmissão local.
Ao todo, o Brasil notificou 90 casos suspeitos desde que o Ministério da Saúde tornou o registro obrigatório para a varíola dos macacos. Desses, 50 foram descartados.
Leia mais!
- Aplicativos de transporte, como Uber, ajudaram a reduzir acidentes por embriaguez, diz estudo
- Período menstrual: por que as mulheres sentem tanta vontade de comer chocolate?
- Câncer: 10% dos casos na Europa estão ligados à poluição, aponta AEA
Vacinação varíola dos macacos
Esta semana, os EUA intensificaram a vacinação contra a varíola dos macacos. Segundo informações da AFP, o país adquiriu um lote de 56 mil doses do imunizante, que deverá ser disponibilizado imediatamente para a população elegível.
Para o Brasil, a atualização mais recente sobre a vacinação contra a doença sinalizou que o Ministério da Saúde já está negociando a compra das vacinas. Segundo o Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, em entrevista ao Metrópoles, uma reunião com o fabricante já aconteceu e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) irá intermediar a aquisição.
Vale lembrar que, atualmente, não existem tratamentos ou vacinas específicas para a varíola dos macacos, mas os surtos serão controlados com o imunizante da varíola comum, de acordo com a OMS.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!