Um novo recurso do Apple Maps descoberto em uma análise do código do aplicativo mostrou uma espécie de “navegação” dedicada às bicicletas elétricas. Essa funcionalidade basicamente apresentaria ao usuário rotas otimizadas para trajetos a serem percorridos por esse tipo de veículo, além de tempo estimado de chegada (ETA, na sigla em inglês).

Com isso, o rival Apple do Google Maps estaria, de certa forma, promovendo o uso das bicicletas elétricas ao oferecer mais comodidade e praticidade para os ciclistas. Isso à medida que as e-bikes vêm sendo cada vez mais parte do ambiente urbano.

publicidade

Leia também:

Essa descoberta foi compartilhada no Twitter por Steve Moser, desenvolvedor iOS, acompanhando uma thread em que ele apresentava alterações do iOS 16.0 Beta 2 (20A5303i). Ao que tudo indica, o código todo ainda precisa ser finalizado, com o recurso ainda em suas fases de teste, sem estar pronto para lançamento.

publicidade

Pedalando ao invés de pisar no acelerador

Um possível objetivo da Apple com essa funcionalidade pode ser integrar o roteamento de e-bike com a detecção de e-bike do Apple Watch, o que significa que qualquer jornada iniciada pode iniciar um treino de bicicleta elétrica ou vice-versa. Isso uniria aspectos de saúde e de otimização de locomoção em um só universo, por exemplo.

expectativas também sobre o funcionamento do recurso se basear em rotas mais eficientes para uma bicicleta elétrica, analisando uma série de fatores, incluindo inclinação da estrada e velocidade média. De qualquer forma, ainda é necessário aguardar o possível lançamento dessa novidade junto a uma nova versão do sistema operacional da Apple – e a princípio, limitado aos EUA, mercado doméstico que a empresa tem priorizado para as principais atualizações do Apple Maps.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Imagem: microgen/iStock