Depois da conclusão (mais ou menos) bem-sucedida do “teste molhado”, a NASA já está pronta para guardar o foguete Sistema de Lançamento Espacial (SLS) da missão Artemis 1 de volta na garagem, pelo menos até agosto. A agência espacial divulgou que vai realizar a reversão nesta sexta-feira (1), por volta da 1h da madrugada (horário de Brasília).

O SLS combinado com a cápsula Orion, conjunto que compõe o Artemis 1, será levado do Pad 39B no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA) e deve ir para o moderno Edifício de Montagem de Veículos (VAB na sigla em inglês). O trajeto é de aproximadamente 6,4 quilômetros e deve ser realizado em cerca de 10 horas. 

publicidade

Você deve estar se perguntando, como um foguete desse tamanho é transportado? Basicamente a NASA possui um transportador histórico e gigante. O veículo tem mais de 50 anos de serviços prestados para a empresa, realizando transporte de foguetes e outros materiais de lançamento. A foto abaixo dá para ter uma noção do tamanho do transportador e suas enormes esteiras. 

(imagem: NASA/Cory Huston)

No VAB, a NASA vai resolver os problemas encontrados durante o “ensaio molhado” do foguete, incluindo o polêmico vazamento de hidrogênio líquido. “A NASA planeja devolver o megafoguete lunar à plataforma para lançamento no final de agosto e definirá uma data de lançamento específica após a substituição do hardware associado ao vazamento”, diz um trecho da nota da agência. O transporte será transmitido ao vivo no YouTube da KSC Newsroom.

publicidade

Missão Artemis 1

O  Programa Artemis visa estabelecer a presença humana na Lua novamente, mais de 50 anos depois da última missão lunar tripulada da história. A Artemis 1 será a primeira do programa lunar Artemis. Nesta missão inicial,  a cápsula Orion vai até o satélite natural da Terra sem tripulação, por cerca de um mês. 

Leia mais:

publicidade

Segundo a NASA, a missão poderá ter entre 26 e 28 dias de duração, ou de 38 a 42 dias, a depender do dia em que o SLS puder decolar. “A duração da missão é variada realizando meia volta ou 1,5 voltas ao redor da Lua na órbita distante retrógrada, antes de retornar à Terra”, explicou à agência em comunicado.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!