Nova fábrica gigantesca na Polônia vai fabricar baterias para veículos comerciais pesados

Uma nova e gigantesca fábrica de baterias para veículos pesados, como ônibus elétricos, está sendo anunciada por uma empresa da Polônia
Ronnie Mancuzo04/07/2022 11h42
Veículo pesado com bateria da ICPT
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma enorme fábrica de baterias para veículos pesados está sendo anunciada na Polônia pela Impact Clean Power Technology (ICPT), que pretende ser uma das maiores fabricantes do segmento na Europa. A empresa polonesa já detém cerca de 15% do mercado de baterias de ônibus elétricos no continente, de acordo com relatório 2021 do Green Car Congress.

Chamada GigafactoryX, a instalação deverá produzir inicialmente 2 GWh de baterias anualmente a partir de 2024 – a empresa produz 1 MWh diariamente hoje. Já em sua fase final, a fábrica deverá aumentar essa produção para 5 GWh por ano.

Leia também:

Uma fábrica funcionando com energia limpa

De acordo com a ICPT, as novas linhas de produção serão altamente automatizadas e o próprio processo será alimentado por um sistema fotovoltaico, desenvolvido por meio de baterias recicladas (vindas do setor de transporte público). Em última análise, metade das matérias-primas utilizadas na produção também virá da reciclagem.

Os sistemas de bateria da ICPT são baseados em células de íons de lítio com química óxido de lítio-titânio (LTO), fosfato de ferro-lítio (LFP) e à base de níquel, manganês e cobalto (NMC). Seus produtos são utilizados principalmente no transporte público (como ônibus e outros veículos pesados), bem como no setor de armazenamento estacionário de energia, aplicações marítimas e robótica industrial.

Como clientes principais, a ICPT possui fabricantes locais e estrangeiros de veículos baseados em acionamentos elétricos. Dentre eles, além de montadoras de carros a bateria, empresas de trólebus e de iates. A Impact também planeja introduzir baterias baseadas em eletrólito sólido e entrar na produção de células de combustível.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.