Estudo indica tendência de queda no mercado de games

Por Ana Luiza Figueiredo, editado por Acsa Gomes 05/07/2022 18h05, atualizada em 07/07/2022 17h02
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um novo estudo que busca antecipar como a indústria de games irá desempenhar ao final de 2022, aponta que este mercado pode sofrer um declínio, após um período de grande crescimento.

De acordo com a Ampere Analysis, as vendas de games, consoles e inscrições em serviços de jogos, como Xbox Game Pass e PlayStation Plus, sofrerão uma leve queda em 2022, indo de US$ 191 bilhões globalmente em 2021 para US$ 181 bilhões este ano.

Esta tendência segue um período de crescimento enorme durante a pandemia, que causou um grande crescimento após 2020. Um fator importante para esta tendência de queda é a escassez de suprimentos, que limita a disponibilidade de alguns consoles e hardware para PC no mercado.

Outros fatores pela queda apontados pela Ampere incluem um impacto em jogos de PC em grandes mercados asiáticos durante a pandemia da Covid-19, mudanças de privacidade em dispositivos móveis que afetaram a aquisição por usuários e retirada de suporte de empresas do ocidente no mercado russo após a invasão à Ucrânia.

Leia também:

Além disso, o estudo aponta que os impactos da inflação e a crise no custo de vida das pessoas existem sim no mercado de games.

Imagem: Ampere Analysis (via EuroGamer)

No entanto, o estudo antecipa uma recuperação da indústria em 2023, com estimativas de que o mercado global de games alcançará 195 milhões no ano que vem. Isto se daria à aguardada estabilização na escassez de componentes, games adiados que finalmente chegarão e a expansão para novos mercados.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.