A cada nova infecção, a Covid-19 traz para a pessoa um risco maior de problemas médicos, incluindo hospitalização, morte e Covid longa. Essas são informações preliminares obtidas em um estudo realizados com pacientes do sistema de saúde Veterans Affairs (VA), agência federal dos Estados Unidos voltada aos veteranos militares do país.

De acordo com a pesquisa, as reinfecções podem até se apresentar menos duras do que a primeira infecção que a pessoa teve. Mas, conforme ela vai se infectando novamente, surge uma nova oportunidade para o vírus danificar seu corpo, resultando em um risco cumulativo de problemas.

publicidade

Leia também:

Mais riscos de problemas pulmonares ou cardíacos

O risco de desenvolver problemas médicos, como problemas pulmonares e cardíacos, é mais agudo nos primeiros 30 dias após uma infecção. Esses riscos permanecem elevados por até seis meses para a maioria das condições e aumentam a cada infecção subsequente. Por exemplo, de 100 pessoas com reinfecção e 100 que tiveram apenas uma infecção, cinco pessoas a mais do primeiro grupo desenvolveram um problema pulmonar, respiratório ou cardíaco dentro de um período de seis meses.

publicidade

Uma ressalva do estudo realizado pelo VA é que seus pacientes são mais velhos e tendem a ter múltiplas comorbidades, diz Amesh A. Adalja, um estudioso sênior do Johns Hopkins Center for Health Security, que não esteve envolvido com a pesquisa. Por exemplo, um jovem de 18 anos saudável “provavelmente não aumentará significativamente seu risco”, diferente de um idoso com problemas de saúde subjacentes, diz o Dr. Adalja, reforçando que “é melhor não ser reinfectado do que ser reinfectado”.

O estudo ainda não foi revisado por pares e está em análise para publicação. De qualquer forma, “quanto mais infecções tivermos, mais danos ocorrerão e maior será a probabilidade de termos Covid por muito tempo”, diz o Dr. Abu-Raddad, da pesquisa do VA. Isso em um cenário onde as subvariantes mais infecciosas do Omicron (BA.4 e BA.5) proliferam e devem tornar as reinfecções mais comuns.

publicidade

Via The Wall Street Journal

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

publicidade

Imagem: Melinda Nagy/Shutterstock