Após a Amazon garantir o direito de compra de uma participação na plataforma Grubhub, clientes Prime dos Estados Unidos vão ter gratuidade no serviço de entregas de refeições. O benefício será válido para compras acima de US$ 12 (R$ 64 hoje, 7), com as entregas disponíveis em 4 mil cidades do país.

A novidade surge de um acordo realizado entre a Amazon e a Just Eat Takeaway (JET), empresa-mãe do aplicativo Grubhub. Agora, a gigante do comércio eletrônico tem a opção de adquirir uma participação de 2% da plataforma.

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Um alívio para a JET

Esse acordo deve trazer um grande alívio para a JET, com sede na Holanda – suas ações subiram mais de 15%, para 15,86 euros, nas negociações de Amsterdã. Considerada uma das maiores operadoras de aplicativos de entrega de refeições do mundo, a empresa perdeu mais da metade de seu valor de mercado este ano.

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Ao mesmo tempo, a JET vem enfrentando uma desaceleração no crescimento e críticas de investidores sobre a compra do Grubhub por US$ 7,3 bilhões no ano passado. Sob o acordo de agora, a participação da Amazon na plataforma pode aumentar para 15%, dependendo de um número mínimo de novos clientes sendo entregues por meio do contrato Prime.

Analistas apontam que, embora o aplicativo seja apenas uma parte menor do portifólio da JET, representando cerca de 20% das receitas estimadas em 2023, esta etapa melhora a posição da empresa em potenciais vendas.

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Por sua vez, a Amazon diz ter mais de 200 milhões de membros Prime globalmente. A multinacional aumentou o custo anual de associação (de US$ 119, para US$ 139) nos Estados Unidos este ano – e pode ter como objetivo mostrar que o preço mais alto vale a pena.

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Imagem: Christine McCann/iStock