Volante inspirado nos jogos de corrida é uma das novidades do próximo SUV elétrico da Lexus

Por Gabriel Sérvio, editado por Acsa Gomes 08/07/2022 10h39, atualizada em 11/07/2022 15h14
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Há pouco mais de quatro meses do lançamento oficial, a Lexus, subsidiária de veículos de luxo da japonesa Toyota, divulgou mais detalhes sobre o RZ 450e, o seu novo SUV elétrico que apareceu pela primeira vez em abril do ano passado. 

Dois detalhes que chamaram a atenção foram: a adoção de um sistema de direção do tipo “steer-by-wire” (ou direção por fio em tradução livre) e o volante inspirado nos jogos de corrida, duas características que dão um toque mais esportivo para o modelo.

Volante em forma de manche estará presente no RZ 450e, o próximo SUV elétrico da Lexus. Imagem: Lexus/Divulgação

Devido à proximidade com a Toyota, o Lexus RZ 450e compartilha o mesmo DNA de outros modelos da marca para o segmento de elétricos, incluindo uma bateria de 71,4 kWh (quilowatts-hora) que também está presente em outro veículo da empresa.

Apesar de não ter mencionado o uso da direção steer-by-wire até aqui, a ideia pode despertar o interesse de clientes que desejam levar o RZ 450e das ruas para as pistas, destaca o Electrek.

Por ora, mais informações sobre o veículo ainda não foram divulgadas. Segundo a Lexus, o lançamento do SUV elétrico está programado para o fim de novembro de 2022.

Leia mais:

Novo EV da Toyota

A Toyota também começou a entregar as primeiras unidades do seu novo carro 100% elétrico, o bZ4X, que, por sua vez, adota um sistema de direção similar aos modelos mais recentes da Tesla (Model S e Model X).  

No entanto, em vez de usar apenas uma coluna de direção, foi instalado o mesmo sistema steer-by-wire da Lexus em virtude de queixas apresentadas por motoristas de veículos da montadora norte-americana.

Alguns proprietários estão enfrentando problemas de direção especialmente em situações de baixa velocidade, algo que, segundo o CEO Elon Musk, pode demorar alguns anos até ser corrigido com a ajuda de um novo sistema de direção progressiva.

Via: Electrek

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.