O telescópio espacial James Webb será o ponto central da entrevista desta semana no Olhar Espacial. Nesta sexta-feira (8), o programa vai conversar com o astrônomo Cristóvão Jacques, associado a CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), a REA (Rede de Astronomia Observacional) e a BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), além de sócio-proprietário do Observatório SONEAR na cidade de Oliveira, em Minas Gerais.

Junto dele estará o apresentador e colunista do Olhar Digital, Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

O telescópio espacial James Webb será o tema central do Olhar Espacial desta sexta-feira (8), que contará com o astrônomo Cristóvão Jacques, da CEAMIG (Imagem: NASA/Acervo/Reprodução)

Possivelmente o projeto mais ambicioso do setor da astronomia, o telescópio espacial James Webb é o maior do tipo já lançado, e o Olhar Espacial vai tratar de todo o seu histórico, conversando sobre a sua conceitualização até a sua entrega, passando pelos seus inúmeros adiamentos e percalços até o dia em que ele deixou a Terra, em 25 de dezembro de 2021.

O James Webb é o sucessor espiritual do famoso telescópio Hubble, e consiste no mais poderoso instrumento de observação já desenvolvido. Uma colaboração contínua entre a NASA, a ESA (agência espacial espanhola) e a agência espacial canadense, o projeto tem por objetivo olhar e analisar os corpos celestes mais distantes – tão distantes que o próprio Hubble é incapaz de vê-los.

O telescópio voltou às manchetes internacionais recentemente, após seus testes de condicionamento de instrumentos revelarem a imagem infravermelha mais distante já registrada, bem como a alta expectativa para o dia 12 – próxima terça-feira -, quando a NASA prometeu revelar a primeira imagem para estudo científico tirada pelos seus imensos espelhos. A expectativa é alta: supostamente, a imagem é tão grandiosa que oficiais da agência até choraram.

Não deixe de acompanhar o Olhar Espacial desta sexta, a partir das 21h (horário de Brasília).