Olhar Espacial discute impacto das primeiras imagens do telescópio James Webb

André Lucena15/07/2022 11h45, atualizada em 15/07/2022 13h04
Espelho primário do James Webb composto por 18 células em berílio revestidas por uma finíssima camada de ouro
Espelho primário do James Webb composto por 18 células em berílio revestidas por uma finíssima camada de ouro. Créditos: NASA/Chris Gunn
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Esta semana ficará marcada na história da astronomia pela divulgação das primeiras imagens científicas do James Webb. O mundo inteiro parou para acompanhar o evento de revelação destes primeiros resultados do maior e mais potente telescópio espacial construído pela humanidade.

As imagens são fantásticas e impressionam a todos pela beleza e pela definição. Mas qual será o seu impacto para a ciência? Para discutir esses e outros aspectos deste importante momento para a astronomia, o programa Olhar Espacial desta sexta-feira (15), a partir das 21h (horário de Brasília) vai receber o Professor Paulo Leme.

Assista pelo YouTube:

Graduado em Física, Mestre no Ensino de Astronomia pelo Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (IAG/USP), especializado em ‘Modern Astronomy and Astrophysics’ pela Ohio State University (USA), ele lecionou e pesquisou por mais de 35 anos na Universidade de São Paulo e outras 5 instituições. Leme atualmente ministra cursos, conferências e workshops sobre Astronomia e Astrofísica em congressos e simpósios nacionais e, em espanhol, em vários países da América Latina.

Leia mais:

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

Confira as edições do Olhar Espacial na playlist do programa no YouTube do Olhar Digital!

O telescópio espacial James Webb é o sucessor espiritual do Hubble, o mais famoso e longevo telescópio que a humanidade levou ao espaço. Originalmente lançado em abril de 1990, o Hubble foi responsável por inúmeras descobertas que, hoje, são de conhecimento comum para qualquer entusiasta da astronomia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.