O telescópio James Webb é o projeto mais caro da história da NASA, custando assustadores 10 bilhões de dólares, financiados ainda por agências espaciais de outras partes do mundo que fazem parte do projeto. Imagina esse equipamento sendo atingido por um meteorito e colocando toda a missão em risco? Bem, isso aconteceu poucos dias após ele ter entrado em órbita, mas os danos foram bem pequenos e, por sorte, não impactaram o telescópio de forma significativa.
O James Webb foi lançado no Natal de 2021 e o impacto ocorreu em junho, ainda no início da longa jornada do telescópio no espaço. Agora, a NASA finalmente divulgou imagens que mostram o pequeno dano sofrido pelo equipamento após o impacto do micrometeorito.
Veja mais:
- Como o James Webb encontrará sinais de vida em outros planetas?
- Meteoritos atingem casa em Goiás e assustam morador “explosão muito grande”
- Telescópio James Webb revela imagem impressionante de galáxia espiral
De acordo com a agência, o dano ocorreu em apenas um dos 18 espelhos do James Webb. É possível ver o pequeno objeto danificado no canto inferior direito da segunda imagem. O relatório completo do impacto ainda vai ser revisado antes de ser divulgado. Por enquanto, temos apenas alguns trechos.

Impacto de meteorito no James Webb
Apesar do meteorito ser maior do que o esperado pela equipe, o James Webb é preparado para esse tipo de impacto, que foram previstos ainda durante o desenvolvimento do telescópio. “Inevitavelmente, qualquer espaçonave encontrará micrometeoróides”, diz o relatório. “Durante o comissionamento, a detecção de frente de onda registrou seis deformações localizadas na superfície do espelho primário que são atribuídas ao impacto de micrometeoróides”.
Leia também:
- Nasa apresenta o Viper, novo rover que vai explorar a superfície da Lua
- Projeto Artemis: Nasa escolhe local de pouso para rover lunar
- Viper será o primeiro explorador da Nasa a acender os faróis na Lua
Até o momento foram detectados 19 impactos no James Webb, mas apenas um teve efeito nas operações do telescópio, justamente o do micrometeorito. Segundo o documento, o acidente causou “uma mudança incorrigível significativa na figura geral desse segmento”.
Agora, os cientistas trabalham para evitar novas colisões com meteoritos desse tamanho. A boa notícia é que o dano não deve causar mudanças significativas nos registros e trabalhos do telescópio.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!