98% dos brasileiros já enfrentou problemas para comprovar identidade

A burocracia é companheira de todos os brasileiros que já precisaram, em algum momento, comprovar a identidade
Karoline Albuquerque19/07/2022 13h51
fingerprint_shutterstock_1246215823
Imagem: vchal / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Sempre que é preciso confirmar a identidade, os brasileiros acabam enfrentando algum tipo de burocracia. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e pela empresa Unico, divulgada nesta terça-feira (19), 98% da população já enfrentou dificuldade para fazer a comprovação.

Além disso, seis em cada dez brasileiros já perderam um dia de trabalho para comparecer em algum lugar para comprovar a identidade. Na mesma proporção estão aqueles que faltaram aula por isso. Foram ouvidos 1.561 adultos das classes A à D e com acesso à internet, entre os meses de abril e maio, em todas as regiões do Brasil.

Leia mais:

O número de quem perde tempo também é alto: 94%. E não é só isso que se gasta. Os prejuízos financeiros por causa da burocracia para comprovar a identidade foram sentidos por 84% das pessoas. A margem de erro da pesquisa é de 2,5%.

A maioria das pessoas precisou confirmar a identidade presencialmente por causa de serviços bancários e financeiros, com 93% dos entrevistados. E isso mesmo durante a pandemia da Covid-19. Nos últimos 12 meses, 69% precisaram comparecer a uma instituição para provar que eram elas mesmas.

A liderança dos bancos não surpreende Pedro Henrique Oliveira, diretor de comunicação da Unico, startup que desenvolve formas de identificação digital. Segundo ele, essas instituições trabalham para criar mais camadas de proteção. Algo louvável. Mas o setor ainda precisa modernizar maneiras de manter a segurança, sem gerar problemas para os usuários.

Afinal, o deslocamento não apenas custam a passagem ou a gasolina de ida e volta. “Vamos imaginar que seja uma diarista. Quando ela precisa ir ao banco só para liberar o seu cartão, essa pessoa deixou de ganhar uma faxina e isso tem um impacto na vida dela”, exemplificou Oliveira.

Aplicativo Gov.br
O Gov.br é uma das tecnologias apontadas como facilitadora da comprovação de identidade. Imagem: Karoline Albuquerque/Olhar Digital

Emprego ou auxílio

Os brasileiros também enfrentaram problemas burocráticos relacionados à comprovação de identidade na hora de conseguir um emprego ou obter um auxílio do governo. Três em cada 10 pessoas perdeu uma oportunidade de trabalho por não ter um documento comprovando a qualificação.

Há ainda aqueles, um terço dos entrevistados, que não conseguiram se cadastrar em programas sociais por falta de documentos. Por casos como esses que a biometria facial para autenticação de identidade e assinatura eletrônica biométrica são defendidas.

“A pesquisa nos mostra que a sociedade caminha cada vez mais para ser digital e oferecer serviços digitais. Mas o acesso das pessoas, a forma de autenticar e reconhecer as pessoas, ainda segue o padrão de 10 ou 15 anos atrás”, emendou Pedro Henrique.

Serviços públicos no topo da burocracia

Sim. São eles. Os serviços públicos são considerados os mais burocráticos nesse sentido para os entrevistados. Do total, 71% já perdeu tempo ou dinheiro nessas repartições. Só que não é tão diferente assim do setor privado, que ficou com a fatia de 64%.

“Dá para ser seguro e evitar fraude sendo simples, por meio da tecnologia. O governo federal já vem mostrando isso com o Gov.br e outros, muitas empresas já vêm caminhando para isso, mas é uma tendência em que a gente ainda precisa avançar no Brasil. A gente ainda não coloca o usuário no centro do processo. Em nome da proteção, que é necessária, a gente cria muitas barreiras”, concluiu o diretor da Unico.

Via: Agência Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital