Concorrência entre Tik Tok e Apple alerta sobre crise no setor de anúncios digitais

Com a desaceleração econômica de big techs, o setor de anúncios digitais fica em alerta com a concorrência entre Apple e TikTok
Por William Schendes, editado por André Lucena 21/07/2022 12h58, atualizada em 21/07/2022 13h44
shutterstock_1447943597
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Diversas empresas de tecnologia tomaram medidas para reduzir gastos nas última semanas. Algumas, envolvendo o congelamento de oportunidades de trabalho e até ameaças de demissão. Somado a isso, a concorrência do TikTok e Apple em publicidade faz Wall Street se preparar para desaceleração econômica no próximo trimestre.

A expectativa é que, globalmente, as vendas por anúncios cresçam em 11%, de acordo com a empresa de inteligência em mídias Magna. Esse valor representa o ritmo mais lento nos crescimento das publicidades. A previsão inicial era de 18%, segundo o levantamento da empresa. 

Leia mais:

Analistas do banco Barcleys disseram que a competição entre Apple e TikTok em anúncios digitais criou um cenário que diversas situações negativas poderão acontecer ao mesmo tempo, por isso “os investidores estão cautelosos” com o setor de publicidade digital neste ano.

Com o Apple Tracking Transparency, a fabricante do iPhone prejudicou empresas como a Meta e Snapchat em segmentar e medir seus anúncios dentro do sistema operacional iOS. Com a estratégia, a Apple passou a cobrar dos desenvolvedores de aplicativos para que os mesmos sejam promovidos na App Store.

logos dos apps Facebook e TikTok
Analistas preveem crescimento de 200% no TikTok. Imagem: rafapress/Shutterstock

Os mesmos analistas ainda preveem que, com essa estratégia, a App Store crescerá 36%, indo a 6,9 bilhões. Já o TikTok está prestes a crescer mais de 200% para se tornar um negócio de US$ 12 bilhões. Especialistas revelam que TikTok e Apple receberão juntos 34% de cada dólar gasto fora da China ainda esse ano.

O Apple Tracking Transparency alterou os controles de privacidade no sistema operacional da marca. Lior Eldan, diretor de operações da Moburst, disse à Reuters que a medida da Apple fez com que clientes passassem a gastar de 3 a 4 vezes mais com anúncios nos aparelhos Apple. E ainda que relatou que a eficácia de anúncios em outras plataformas foi extremamente afetada pela proprietária dos iPhones.

“Vimos aumentos dramáticos nos orçamentos dos anúncios de busca da Apple após as mudanças de privacidade”, disse Eldan.

Via: Reuters

Imagem:  XanderSt/ Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.