A indústria automotiva global atravessa uma das maiores transformações da sua história com a eletrificação dos veículos e os avanços na área de direção autônoma. A GM é uma das empresas que está de olho nesse movimento.

A companhia anunciou durante um evento em Detroit, EUA, que continua avançando para reduzir emissões e melhorar a eficiência dos seus carros. Um caminho que, segundo a montadora, ainda é repleto de desafios.

Um deles é a descarbonização. A meta da General Motors é alcançar a neutralidade em emissões de carbono até 2040, o que envolve um investimento de US$ 35 bilhões em EVs até 2025 e o lançamento de pelo menos 30 carros elétricos no mercado até lá.

“Estamos avançando com nosso projeto de um futuro totalmente elétrico e com zero emissão. A GM está se movendo mais rápido do que nunca e estamos totalmente focados em levar nossas tecnologias para os consumidores”, disse Shilpan Amin, presidente da GM International.

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O executivo acrescentou que a empresa está trabalhando com governos, parceiros e indústrias de outros setores para acelerar o processo de eletrificação em outros aspectos, como a infraestrutura para recarga dos EVs, regulamentações e políticas públicas.

Planos para a América do Sul e Brasil

Novo Bolt EV 2022. Imagem: GM/Divulgação

A empresa também divulgou os seus planos para a América do Sul, que começa com a chegada de novos modelos elétricos por aqui. Dois deles são o Equinox e o Bolt EUV, um SUV com autonomia de 450 km por carga. O modelo chega à Colômbia no segundo semestre, com estreia prevista para 2023 no Brasil.

Já a Blazer EV, chega às lojas em meados de 2023 nos EUA e, logo depois, em outros mercados, incluindo o brasileiro.

“Acabamos de apresentar em detalhes o design do Chevrolet Blazer EV; ampliamos a produção do Chevrolet Bolt EV e do Bolt EUV e estamos prevendo um recorde de vendas neste ano e no próximo ano”, informou Amin.

Como já noticiamos na cobertura do evento, o novo Bolt EV, disponível desde 2019 no Brasil, também desembarca por aqui no terceiro trimestre deste ano.

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“Acreditamos que a América do Sul tem potencial de se tornar um polo de desenvolvimento, produção e exportação de carros elétricos, pelo fato de ter as maiores reservas minerais do mundo”, disse a empresa, algo que é fundamental para a fabricação de baterias. 

Além de “engenheira criativa e uma indústria altamente capacitada”, a GM ressalta que o consumidor local também tem mostrado mais interesse nos carros elétricos por serem mais eficientes e sustentáveis.

Acordo com a Honda e LG

Outra novidade foi o anúncio de um acordo firmado com a Honda para desenvolver uma nova linha de veículos elétricos mais acessíveis até 2030 para mercados como América do Norte, América do Sul e China.

A sul-coreana LG também é outra parceira importante da companhia. Ambas estão investindo mais de US$ 7 bilhões para construir quatro novas fábricas de baterias.

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