A pandemia de Covid-19 veio acompanhada de uma grande onda de desinformação que visa enganar pessoas sobre a doença causada pelo SARS-CoV-2. Porém, profissionais de saúde de todo o mundo passaram a buscar maneiras de combater as fake news e uma das principais ferramentas encontradas foi o Twitter, local onde a desinformação também ganhou força. 

Este é o caso do perfil @IMPACT4HC (Illinois Medical Professional Action Collaborative Team), que reúne diversos profissionais da saúde e relacionados que visam desmentir mitos sobre a doença.  

publicidade

Leia também!

Em um artigo publicado pelo Journal of Medical Internet Research, a pesquisadora e membra do IMPACT, Regina Royan, explica a importância desse tipo de ação. “A pandemia tem sido realmente desgastante para os profissionais de saúde”, conta. 

publicidade

“Além do custo emocional de cuidar desses pacientes muito doentes, principalmente nas primeiras ondas da pandemia, a politização em torno do Covid-19 adicionou outra camada de estresse para muitos de nós. Os grupos podem ser um espaço seguro para os profissionais de saúde falarem sobre questões como assédio nas mídias sociais para manter a luta contra a desinformação em andamento.” 

Royan ressalta que o IMPACT possibilitou oferecer informações confiáveis a diversas pessoas, levando infográficos de fácil entendimento em inglês e espanhol, além de informações importantes sobre distanciamento social, uso de máscaras e importância da vacinação.  

publicidade
twitter Covid-19
Imagem: Tumisu (Pixabay)

“Sabemos que o Covid-19 afetou desproporcionalmente a população latina e tem sido importante para nós fazer parceria com organizações comunitárias como Illinois Unidos para garantir que também abordamos a desinformação com recursos em espanhol”, relatou a pesquisadora.

Via: Medical Xpress

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!