Essa época do ano é tradicionalmente o período de maior incidência de estrelas cadentes. É nesse período, por exemplo, que ocorre a famosa chuva de meteoros de Perseidas. No entanto, ela não é a única e hoje podemos conferir a chuva de meteoros Delta Aquáridas, uma das mais importantes do ano.

A chuva acontece principalmente entre os dias 28 e 30 de julho. O evento nada mais é  do que a queima de gelo e gases congelados com pedaços de rochas e poeira incrustados nos cometas. Quando o cometa se aproxima do Sol acontece um fenômeno de sublimação e então as partículas de gelo são voltadas em direção à Terra e convertidas em gás quando entram aqui. Essa queima gera o efeito que conseguimos visualizar.

publicidade

Como ver a chuva de meteoros

Segundo o In The Sky, o pico deve realmente acontecer na noite do dia 29 de julho e a chuva poderá ser vista por volta das 20h. O melhor horário de observação é entre as 23h da noite e 4h da madrugada.  Para se guiar, aplicativos como o Skywalk ou o Sky Safari podem te ajudar a encontrar o lado certo para olhar a partir da sua localização.

Segundo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia e colunista do Olhar Digital, essa é uma das principais chuvas de meteoros do ano, principalmente para os brasileiros.

publicidade

“Essa é uma das melhores chuvas para nós aqui do Brasil, também por essa ser uma chuva numerosa, com média de 25 a 30 meteoros por hora, mas principalmente por ser numa época de céu limpo aqui no Brasil. Então vale a pena para quem puder observar essa chuva até porque é Lua nova e isso ajuda a visualizar meteoros mais tênues.”

Leia mais:

publicidade

Lembrando que para conseguir visualizar sem a ajuda de equipamentos é preciso estar em uma área sem luzes urbanas e também contar com o céu limpo de nuvens.

O nome vem de Aquarius (o Portador de Água) que é retratado como alguém carregando descuidadamente um pote de água, de modo que a água parece estar derramando. O jarro de água é marcado por um pequeno triângulo de estrelas fracas, com uma quarta estrela em seu centro.

publicidade

Ainda esse mês a Capricornídeos Alfa atinge o pico na mesma noite que o Delta Aquarids (30 de julho) e termina em 15 de agosto. Já os Perseidas acontece entre 12 a 13 de agosto .

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!